A manhã de ontem (30) foi dedicada a mais um evento em prol da promoção da cidadania em Alfredo Chaves. Desta vez com o tema ‘Os Desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência”, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou a IV Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O evento seguiu durante todo o dia no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e contou com a presença de autoridades municipais como, por exemplo, o prefeito, Roberto Fiorin; a titular da pasta, Jacirley de Almeida Silva; demais técnicos da municipalidade e da cidade de Iconha, além de membros de conselhos, associações e lideranças comunitárias.
“É fácil ver a discriminação em nosso meio. Presenciamos tal preconceito no mercado de trabalho, no acesso ao sistema educacional, na vida domiciliar, entre outros contextos. Estamos aqui para discutir e tentar mudar esta realidade tão presente. Espero que todos possam aproveitar este dia de debates”, acrescentou a secretária, Jacirley.
Já o prefeito Roberto Fiorin reforçou no discurso a importância da participação de todos os segmentos de políticas públicas para refazer as discussões de promoção a pessoa com deficiência. “Vemos, por exemplo, que a inclusão de uma pessoa com deficiência na sociedade depende dos acessos e apoios encontrados desde a infância, seja no ambiente educacional, na atenção à saúde adequada, no acesso ao ensino técnico e superior, na acessibilidade do trajeto casa e trabalho e no próprio ambiente em que exerce as funções", disse. Fiorin, lembrou ainda que recentemente foi aprovado o Plano de Educação, e que já se tornou lei, garantindo direitos iguais para todos, sem discriminação.
Um dos pontos importantes do evento foi a palestra magna ministrada pela assistente social da Prefeitura de Vitória, especialista em Políticas Públicas e professora do curso de Serviço Social da Faculdade Novo Milênio, Isabela Queiroz Coutinho.
Com uma programação específica voltada a palestras, debates, grupos de trabalhos e eleição de delegados para representação do município no encontro estadual, a conferencia oportunizou o fortalecimento das redes de direitos humanos da pessoa com deficiência.
Os alunos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do município fizeram uma belíssima apresentação na abertura do evento.
--
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário