Publicado dia 30/06/2015
Foto: Ascom/ES
Buscando oferecer novas alternativas de renda aos agricultores familiares do Projeto de Assentamento Cachoeira das Garças, localizado em Mimoso do Sul, a Superintendência Regional do Incra no Espírito Santo realizou em junho, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), a primeira etapa do curso de “Reciclagem e sangria de seringueira” – ministrado pelo engenheiro agrônomo Itamar Alvino de Souza.
A organização se fez necessária e foi de importância significativa, uma vez que o projeto de assentamento recentemente implantado pelo Incra/ES no local há pelo menos 12 mil árvores da espécie seringueira, plantada em uma área de aproximadamente 20 hectares.
Segundo Wellington Subtil do Nascimento, engenheiro agrônomo e assistente técnico do Setor de Meio Ambiente da Regional Espírito Santo, o curso é interessante à medida que disponibiliza a essas famílias conhecimento no manejo da cultura da seringueira, de modo que as famílias explorem a atividade sem prejudicar as árvores.
Na oportunidade um grupo de 14 assentados participaram do evento desenvolvido in loco, a fim de que os mesmos se familiarizem com as ferramentas e as técnicas utilizadas no processo de sangria das seringueiras e possam otimizar os resultados na coleta de látex. O curso inicial ofereceu noções gerais, mas está prevista uma segunda etapa de capacitação a se realizar provavelmente em agosto.
Assessoria de Comunicação Social
ascom-es@vta.incra.gov.br
27 3185 9084
Nenhum comentário:
Postar um comentário