terça-feira, 5 de maio de 2015

Em Cariacica Pedagogos capacitados para a afetividade na Educação Infantil

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  • postado em 5 mai 2015
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  • em Educação – SEME
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  • Fotos: Divulgação
  • Nesta terça (5), aconteceu no Auditório Antário Filho o “II Encontro de Pedagogos dos Centros Municipais de Ensino Infantil” (Cmeis). Foram capacitados cerca de 100 pedagogos da rede. A temática do evento foi “Afetividade na Educação Infantil – o que nos afeta”. Por meio da afetividade, a criança é impulsionada a pensar e a agir, refletindo sobre as relações humanas e aprendendo com as experiências que vivencia. Desse modo, ela pode posicionar-se com autonomia e confiança para resolver seus conflitos e os problemas da sociedade.
    O treinamento teve o objetivo de orientar sobre a importância dos momentos vividos dentro de um Cmei, que são singulares para o desenvolvimento infantil, e enfatizar que, no processo de ensino, há ações que se complementam como: a formação de grupos, a resolução de conflitos, a escolha de uma brincadeira ou jogo, a efetivação de regras ou sua negação, dentre outras. Os tópicos da formação foram: “Abordagem Teórica”, “Cuidar/Educar”, “Conceito de afetividade e sua importância no desenvolvimento infantil”, “A rotina do CMEI”, “As manifestações afetivas”, “O papel da mediação pedagógica” e “A qualidade do planejamento”.
    “Entendemos a criança como um sujeito de direitos, cujo desenvolvimento deve ser visto de forma integral, ou seja, precisa contemplar os aspectos cognitivos, motores, linguísticos, psicológicos, sociais e afetivos”, afirmou a coordenadora da Educação Infantil da Seme, Andreia Rosetti Chisté Teixeira.
    A importância da afetividade para os educandos da Educação Infantil compreende que o indivíduo que é tratado com afeto pode transformar-se em um ser humano capaz de enfrentar os problemas da vida, tendo maior possibilidade de tornar-se uma pessoa mais solidária. Nesse contexto, o educador tem que fazer sua parte, procurando estar emocionalmente equilibrado, para poder intervir nos conflitos que surgem em sua sala de aula. Um bom relacionamento entre professor e aluno, pautado no respeito e no carinho, favorece a mediação.

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