segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Na Serra rematrículas e remanejamento nas escolas começam no dia 3


Pais devem procurar a unidade que o filho já estuda
 Alexsandro Oliveira e Renata Salgueiro
Começa nesta segunda-feira (03) e vai até o dia 14 de novembro, o período para rematrícula e remanejamento dos alunos que estudam nas escolas municipais de ensino fundamental da rede pública de educação da Serra. 
Divulgação/PMSComeça período de rematrícula
O remanejamento deve ser confirmado pelos pais, pelo responsável ou pelo próprio aluno, quando este for maior de idade, na secretaria da própria escola.
Para a solicitação de transferência para outra unidade de ensino da rede pública é preciso observar o limite de vagas. O aluno que desejar trocar de escola deverá preencher a ficha de cadastro de transferência que está disponível nas unidades de ensino e entregá-la na escola de origem.
Além de se dirigir à escola mais próxima do bairro onde reside, é preciso levar à unidade de ensino a certidão de nascimento e o comprovante de residência.
Após este prazo será realizado o fluxo escolar, onde serão previstos os quantitativos de turmas e vagas que serão abertas em cada unidade de ensino para o ano letivo de 2015.
O período dos alunos que vão para Rede Estadual - alunos do grupo V da Educação Infantil e 8ª/9º que vão para o Ensino Médio serão inseridos no Sistema da Chamada Pública Escolar no período de 24 a 28 de novembro.
“Esta é uma ação conjunta com o Governo de Estado e demais municípios da Região Metropolitana. Assim temos um calendário único que evita conflitos de datas, pois muitos alunos saem da rede municipal para a estadual de acordo com o avanço escolar e se tivermos datas distintas temos mais riscos de gerar transtornos aos estudantes.” afirma a secretária municipal de educação Vera Lúcia Castiglioni.
Outras etapas que compõem o cronograma de matrículas para 2015, que são a Chamada Pública Escolar (Dia C), a qual acontecerá entre os dias 18 a 20 de dezembro, e que é destinada a pessoas que ainda não estão inseridas no sistema público de ensino, e a matrícula nova, que é para os alunos oriundos de transferências de outros estados e/ou municípios.
Os interessados deverão procurar um dos 26 postos de cadastramento que serão divididos nos bairros: André Carloni, Cidade Continental, Feu Rosa, Nova Almeida, Novo Horizonte, Serra Sede, Planalto Serrano, Vila Nova de Colares, José de Anchieta, Jardim Tropical, Jardim Limoeiro, Campinho da Serra, Carapina, Boa Vista, Nova Carapina II, Serra Dourada II, e III, Porto Canoa, Barcelona, Taquara II e Jacaraípe.  A divulgação do resultado desse cadastramento será realizada no dia 30 de dezembro, data que também será divulgado o resultado do remanejamento.
A última etapa da Chamada Pública Escolar é a efetivação da matrícula que será de 05 a 16 de janeiro de 2015.  Os pais ou responsáveis deverão comparecer ao posto de cadastramento, ou consultar o site da Sedu: www.sedu.es.gov.br, para tomar conhecimento da escola onde o aluno irá estudar. Quem não comparecer à unidade de ensino dentro do prazo não terá garantida a vaga pleiteada e ficará sujeito a ser alocado em outra unidade, pela Secretaria Municipal de Educação.
A documentação necessária para as matrículas são: certidão de nascimento/casamento ou outro documento que comprove a identidade; comprovante de escolaridade (se já tiver frequentado escola anteriormente) por meio de histórico ou declaração e, também, comprovante de residência original, laudo médico para os alunos com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário