Publicada em 28/11/2014, às 13h53
Yuri Barichivich
Rede Bem Estar reúne no prontuário do paciente dados médicos utilizando a assinatura digital
Implantado em toda a rede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o software de gestão Rede Bem Estar foi selecionado entre os finalistas do Prêmio Governarte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o trabalho "Implantação do Prontuário Eletrônico na rede de saúde".
Os cidadãos podem votar no trabalho no sitewww.iadb.org até o dia 8 de dezembro. O prêmio é um incentivo aos projetos idealizados na América Latina e no Caribe que priorizam ações de crescimento ambiental sustentável, equidade social, redução da pobreza, modernização do Estado e integração regional.
A Rede Bem Estar interliga todos os equipamentos da rede municipal de saúde (unidades de saúde, prontos-atendimentos, farmácias, laboratórios, consultórios odontológicos, centros de referência e de especialidades) em um único sistema. Seu principal objetivo é reunir no prontuário eletrônico do paciente dados produzidos em formatos diversos (atestados, receitas médicas, radiografia, ultrassonografia, entre outros) utilizando a assinatura digital.
A partir de 2013, a Rede Bem Estar passou a oferecer uma variedade de serviços, como avaliação do atendimento por meio de mensagens SMS (torpedo), gestão do agendamento de retorno de especialidade e atestados médicos que permitem validação através do uso de QR Code. Além disso, destaca-se a integração com os prestadores de serviços, a exemplo dos laboratórios, que passaram a enviar os resultados dos exames em formato digital diretamente para o prontuário do paciente utilizando assinatura digital, tornando esse processo muito mais eficiente e ágil.
O subsecretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Vitória, Marcio Passos, explicou: "Quando o paciente é notificado com suspeita de dengue, por exemplo, a notificação é enviada de forma eletrônica para o setor de Vigilância Epidemiológica do município, permitindo que seja avaliado o caso imediatamente e, até mesmo, detectada uma suposta epidemia no bairro onde o paciente reside".
Teleconsultoria
A funcionalidade mais recente é a integração com o Telessaúde Espírito Santo, que permite a um servidor de saúde de Vitória realizar uma teleconsultoria diretamente através da Rede Bem Estar, através da qual um ou mais profissionais compartilham da responsabilidade para com o cuidado de um paciente ou a solução de uma dúvida clínica genérica, sem que seja necessário acessar outro ambiente.
Prontuários
André Luiz Silva Sobral
Rede Bem Estar dá informações em tempo real em consulta médica
Atualmente, a Rede conta com mais de 450 mil prontuários e 17.145.000 registros de procedimentos. Vitória é a única cidade do Espírito Santo e uma das poucas no país a ter a saúde totalmente informatizada, garantindo informações mais seguras e em tempo real.
Sustentabilidade
Em termos de sustentabilidade, a implantação da Rede permitiu a eliminação dos prontuários de papel, reduzindo custos de impressão, do próprio papel e de armazenagem, através do uso da assinatura digital.
"É difícil mensurar quem foi o maior beneficiado, se o município ou o próprio paciente", comparou Marcio Passos, que completou: "O município passou a ter um retrato da população usuária dos serviços de saúde e o paciente teve uma melhora significativa na qualidade do atendimento, envolvendo não só a sala do médico, que tem acesso a todo o seu histórico, mas como todo o ciclo de atendimento, incluindo desde a marcação de consulta até a finalização dos procedimentos prescritos pelo médico", esclareceu o subsecretário de Tecnologia da Informação.
Informações à imprensa:
Secom - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário