Publicada em 18/11/2014, às 12h40
Arquivo Secom PMV
Consultórios odontológicos da rede municipal estão adotando medidas para preservar o meio ambiente e contribuir para a saúde dos pacientes
Vitória é a primeira cidade no Brasil a implantar um programa de eliminação progressiva de obturações dentárias com mercúrio na rede pública de saúde.
Por isso, a International Academy of Oral Medicine and Toxicology's (IAOMT), instituição ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, reconhece a importância da rede municipal na implantação de ações que visam à preservação do meio ambiente e, principalmente, à saúde da população.
A iniciativa foi citada na imprensa internacional em uma matéria que fala sobre as pesquisas do cirurgião dentista brasileiro Olympio Faissol Pinto. Ele estuda sobre a toxidade do mercúrio presente nas obturações dentárias de amálgama e incentiva as instituições públicas e privadas de saúde bucal a abolir esse tipo de material nos tratamentos da cárie.
Progressivamente, a Semus, em seus consultórios odontológicos, está fazendo a substituição da utilização do amálgama como material restaurador pela resina composta, que, além de não gerar o lançamento de resíduos químicos no meio ambiente, resulta em maior satisfação para o paciente, que tem um melhor efeito estético bucal.
Radiografia
Ainda pensando no meio ambiente, a rede de saúde de Vitória está implantando a utilização da radiografia odontológica digital, que permite um melhor diagnóstico, pois a imagem pode ser ampliada e trabalhada, e expõe menos o paciente ao raio X.
"A implantação dessas ações significa em considerável economia de verbas públicas e possui um grande valor social e ambiental para todos os cidadãos capixabas", ressaltou o chefe da área técnica de saúde bucal da Semus, Egidio Davilla Junior.
Informações à imprensa:
Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário