quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Lousa Digital chega a 14 escolas de Viana

Texto: Júlio Palassi / Foto: Luana Correa12/11/2014 - 14:00 h

Os professores da rede municipal de Viana contam com um novo recurso para dinamizar as aulas. Trata-se da Lousa Digital, um equipamento que foi entregue a 14 escolas – um por unidade - e vai beneficiar 6.655 alunos e será usado por 384 professores.
“Com o propósito de levar tecnologias de informação e comunicação (TIC) às salas de aula das escolas públicas do país, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) disponibilizou por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e do Fundo Nacional da Educação (FNDE), um computador interativo para facilitar o processo de ensino e a aprendizagem”, explicou a coordenadora pedagógica Adriane da Silva Gonçalves, que atua no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Semed.
O computador interativo, também conhecido como projetor multimídia Proinfo, foi desenvolvido para ser um dispositivo portátil, prático e leve, podendo ser utilizado pelos professores em qualquer espaço físico independente dos laboratórios de informática. É equipado com teclado, mouse, portas USB, porta para rede wireless e rede PLC, unidade leitora de DVD e um datashow interno para que os professores possam projetar os conteúdos digitais nas salas de aula.
Para aumentar as possibilidades do Computador Interativo que as escolas receberam anteriormente, o MEC adquiriu recentemente Lousas Digitais, um Dispositivo de Interface Humana (HID) usado para comandar o computador diretamente na área de projeção, focando a atenção do espectador diretamente no professor ou palestrante. O HID também utiliza ferramentas didáticas em seu software que expandem as possibilidades de utilização de um computador comum com recursos diversos voltados para facilitação de apresentação de informações multimídia.
“Este é mais um apoio didático-pedagógico para o desenvolvimento da educação em Viana. Esse recurso vai facilitar o trabalho dos professores, que terão mais possibilidades para apresentar os assuntos abordados”, comentou a secretária de Educação de Viana, Luzian Belisário.
Demonstração
IMG_8996.jpgDurante esta semana, os professores do 6º ao 9º ano foram convidados a participar de uma demonstração da Lousa no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Arnaldo José de Souza, professor de ensino religioso na escola Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha, foi um dos que testaram o equipamento nesta terça-feira (11). “É a modernidade que está aí. Algo que vai dinamizar as aulas, colaborar com a parte pedagógica”, comentou.
Outro que saiu satisfeito com a novidade foi Wagner Luiz Silva Medeiros, que atua na escola Francisco de Assis Pereira, em Canaã, na disciplina educação física. “Tudo o que é para facilitar a aula é muito proveitoso. A Lousa Digital vai colaborar com a aula teórica. Vamos poder apresentar um conteúdo mais cativante, que vai chamar mais a atenção dos alunos”, destacou.
As escolas de Ensino Fundamental contempladas são: Alvimar Silva, Constantino José Vieira, Dorival Brandão, Dr Arcílio Tononi, Dr Denizart Santos, Dr Tancredo de Almeida Neves, Euzélia Lyrio, Francisco de Assis Pereira, Gislene Silva Queiroz, Marcílio de Noronha,Orestes Souto Novaes, Profª Divaneta Lessa de Moraes, Ulisses dos Santos Filho e Washington Martins Filho.
Composição das lousas
As lousas são compostas pelos seguintes equipamentos: um receptor bluetooth com emparelhamento automático; um transmissor bluetooth com emparelhamento automático; duas canetas digitais com alça para punho; 20 pontas sobressalentes para as canetas digitais com um guia de substituição; um cabo USB para carga das canetas digitais; um cabo USB para carga do receptor; cinco suportes metálicos para fixação do receptor; dez faixas adesivas para fixação.
De acordo com o coordenador do NTE do município de Viana, José Lema Del Rio, ele está testando o uso da Lousa no Sistema Operacional Windows, visto que no projetor Proinfo funciona com o Linux Educacional versão 4.0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário