Publicada em 19/11/2014, às 13h31
Mariana Garcia
Engenheiro Elder Zanetti apresentou resultados e ações dos Estudos Base da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis na Etsus
Diante das mudanças climáticas no planeta, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) escolheu Vitória e mais três capitais brasileiras - Florianópolis (SC), João Pessoa (PB) e Palmas (TO) - para realizar os Estudos Base da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (Ices), visando encontrar soluções para contornar esse problema.
Para apresentar os resultados dos estudos, a Secretaria de Gestão Estratégica (Seges) reuniu nesta quarta-feira (19), na Escola Técnica e Formação Profissional em Saúde (Etsus), representantes e gestores de Vitória e Serra. No encontro, foram expostas propostas de intervenção e ações de impacto ambiental. As oficinas de diagnóstico tiveram as seguintes temáticas: "Mitigação e mudanças climáticas", "Vulnerabilidade e riscos naturais" e "Crescimento urbano".
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância da Ices. "Através do diagnóstico preciso e das condições corretas, podemos superar os desafios que ainda encontramos na cidade. Eu me sinto honrado, junto ao BID, em governar uma das quatro capitais selecionadas no país para receber esses estudos".
"Teremos que requalificar a cidade com residências planejadas e infraestrutura eficiente em condições de acessibilidade e serviços aos munícipes. Temos a proposta de integrar informação e propor uma única solução", afirmou a secretária municipal de Gestão Estratégica, Bianca Assis Ribeiro de Sousa Loureiro.
Sustentável
O palestrante e engenheiro ambiental Elder Zanetti disse que Vitória é uma cidade apta a atrair ações de desenvolvimento sustentável. "Acredito que Vitória tem boas condições ambientais, através de relevo com a Mata Atlântica e por ser uma cidade litorânea, apresentando assim bons indicativos de atratividade sustentável. Queremos uma geração com sustentabilidade no cenário futuro, por isso apresentamos uma cidade com desenvolvimento, sem perda de qualidade ambiental".
O secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, disse que a sustentabilidade é uma das prioridades da gestão. "A temática ambiental tem que ser priorizada e incorporada pela gestão neste atual momento, pois as questões de emissão de gases, efeito estufa e desastres naturais devem ser estudadas antes que esses eventos ocorram".
A servidora do Programa Terra Rosimara Pimentel disse como os estudos podem contribuir para o trabalho: "Podemos identificar as estratégias do município em relação à sustentabilidade e às mudanças climáticas".
Metodologia
Os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Serra (Sendur) Janilda Mofardini e Vinícius Barcelos afirmaram que essas análises beneficiam o desenvolvimento da cidade: "Com essa metodologia de análise, podemos verificar as mudanças climáticas e o planejamento e crescimento urbanos", disse Vinícius.
As atividades dos Estudos Base Ices Vitória continuam na tarde desta quarta (19) e nesta quinta (20), quando acontecem as oficinas de capacitação, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Mariana Garcia
Mariana Garcia
Informações à imprensa:
Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6130
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário