Publicada em 12/11/2014, às 12h26 | Atualizada em 12/11/2014, às 12h26
André Sobral
Pacientes passarão por testes para avaliar sinais do diabetes e riscos de desenvolver a doença
Para mostrar os caminhos da prevenção e os cuidados no controle do diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou uma programação especial no Centro Municipal de Especialidades (CME) e na Unidade de Saúde de Resistência, desta quinta-feira (13) até o dia 26 de novembro.
O intuito é participar do Dia Mundial do Diabetes (14), incluído no calendário em 1991 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo mundo. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza, desde 2007, distribuições gratuitas de medicamentos para o tratamento dos portadores da doença.
O CME, em Mário Cypreste, fará a ação "SextaAzul", nesta sexta-feira (14). Das 8 horas ao meio-dia, haverá abordagens aos pacientes na recepção principal, com orientações de saúde e preenchimento de questionário para avaliar os riscos de o paciente desenvolver a doença.
Na "SextaAzul", o paciente poderá também realizar o teste de aferição de glicemia capilar, que possibilita conhecer os níveis de glicemia para realização de acompanhamentos e avaliação da eficiência da alimentação, da medicação e, principalmente, na orientação do tratamento adequado.
Dinâmicas
Na Unidade de Saúde de Resistência, a programação começa nesta quinta-feira (13), com palestras, dinâmicas, testes de glicemia e um lanche saudável, seguido de sorteio de brindes. No dia 19, além do alerta ao diabetes, haverá conscientização de prevenção à dengue. A programação será encerrada no dia 26, com ações que possibilitem a conscientização dos portadores da doença a aderir ao tratamento adequado.
Acompanhamento
André Sobral
Pacientes recebem acompanhamento nas unidades de saúde da capital
Por meio das suas 30 unidades de saúde, Vitória faz o acompanhamento de 12 mil diabéticos, que são atendidos por equipe multidisciplinar de saúde. Para o tratamento e monitoramento, são disponibilizados a esses pacientes medicamentos, exames laboratoriais e consultas com médicos especialistas.
O diabetes é a terceira maior causa de mortalidade no país. De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica da Semus, para cada doente diagnosticado, existe um que não percebe os sinais e sintomas da doença.
Por isso, vale lembrar que os medicamentos não são a única solução para o controle da doença. É necessário que o paciente pratique exercícios físicos e se alimente de forma saudável, evitando excesso de açúcar, massas, fritura e gorduras. Toda pessoa com diabetes deve ter um plano alimentar individualizado e adaptado às suas condições de vida.
Informações à imprensa:
Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário