Dezesseis toneladas por mês. Esta é a quantidade de material reciclável que é recolhido atualmente em Cariacica. Pensando em dobrar esse número, a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) promoveu, na manhã desta quarta (26), uma ação na praça José Maria Ferreira, a pracinha de Campo Grande.
Comerciantes e moradores da região receberam folhetos e informações sobre a destinação correta do lixo. Além da abordagem na rua, equipes de servidores visitaram algumas lojas do bairro. Uma delas foi o estabelecimento onde a vendedora Vera Bravim trabalha. Ela revela que dentro do seu comércio já existe uma preocupação com a reciclagem. “O que podemos fazer aqui, nós temos feito. Acho que esse é um trabalho de todo mundo, a gente precisa de todas as pessoas para que os bons resultados para o meio ambiente surjam”, opina.
A secretária de Serviços, Ana Flávia Ferron, ressalta também a importância de se colocar o lixo na rua na hora certa. “É essencial que os moradores tenham os horários em que o caminhão da coleta passa nos bairros. Aqui em Campo Grande, por exemplo, o serviço é feito duas vezes por dia, entre 6h e 7h e das 18h às 19h. Fazendo a destinação correta, separando o que pode ser reciclável e colocando o lixo comum nos horários e locais certos, vamos construir uma cidade melhor para se viver”, explica. Os horários de coleta de cada comunidade podem ser informados pelo telefone da Gerência de Limpeza Pública: 3354-5454. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 16h.
A ação do Cariacica Recicla foi realizada em parceria com a Secretaria de Serviços (Semserv), de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdur), de Obras (Semob), a Câmara de Dirigentes Logistas de Campo Grande (CDL) e a Associação de Moradores do bairro.
Coleta Seletiva
Além de Campo Grande, outros cinco bairros contam com os ecopostos da coleta seletiva. Os containers têm a cor azul e estão identificados com adesivos para a destinação do lixo seco. Na avenida Expedito Garcia existem quatro pontos de coleta seletiva. São eles:
- na praça José Maria Ferreira, a pracinha de Campo Grande,
- na rotatória em frente ao antigo Banco Santos Neves,
- na calçada em frente à agência do Banco do Brasil
- na calçada próxima à loja Eletrosom.
- na praça José Maria Ferreira, a pracinha de Campo Grande,
- na rotatória em frente ao antigo Banco Santos Neves,
- na calçada em frente à agência do Banco do Brasil
- na calçada próxima à loja Eletrosom.
Os bairros de Vila Capixaba, Flexal I, Flexal II e Nova Canaã também contam com o serviço. As coletas acontecem segundas, quartas e sextas, sempre pela manhã. O município conta ainda com 45 escolas com “Porta Bags”, o que incentiva a reciclagem também entre crianças. Todo o material coletado é enviado às associações de catadores de Cariacica.
Óleo de cozinha usado
O município disponibiliza dois pontos para o recolhimento do óleo de cozinha usado. Os moradores podem armazenar o conteúdo em garrafas pet de 2 litros e, após encher o recipiente, levar nos pontos de coleta. O óleo será utilizado para a produção de sabão em barra e biodiesel. Pontos de coleta:
- Restaurante Prato Popular
Avenida Expedito Garcia, nº196, em Campo Grande
Avenida Expedito Garcia, nº196, em Campo Grande
- Secretaria de Serviços (Semserv)
Rua Manoel Laurentino, sem número, em Sotema
Rua Manoel Laurentino, sem número, em Sotema
O que pode ser reciclado?
Plástico: garrafas PET, tampas, CDs, DVDs, tubos, canos, potes, frascos limpos de produtos de limpeza e alimentícios, baldes, bacias, brinquedos, sacolas, saquinhos de leite e isopor.
Papéis: jornais, listas telefônicas, folhetos, caixas de papelão, revistas, folhas de rascunho, cadernos, caixa de leite e suco limpas, envelopes, cartolinas e papéis de embrulho limpos.
Metais: latas limpas de alimentos, refrigerantes, cervejas, marmita de alumínio limpas, panelas, talheres de aço, tampinhas, arames, pregos, fios, objetos de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo e zinco
Vidros: garrafas, potes, vidros de conserva, produtos de limpeza e frascos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário