quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Itapemirim comemora Dia Nacional da Consciência Negra com concurso de redação e desfile de beleza



A Prefeitura de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), realizará no próximo dia 23 (domingo), a partir das 14h, o I Desfile da Beleza Negra, na Comunidade Quilombola de Graúna. O evento contará também com premiação aos alunos vencedores do concurso de “Melhor Redação”.
Os interessados em desfilar poderão se inscrever até o dia 19 (quarta-feira), na sede da Semuc, localizada à Rua Xandico, 27 – Centro. Podem participar, na categoria infantil, pessoas de ambos os sexos, de 06 a 14 anos e na adulta, homens e mulheres com idade superior a 15 anos.
Os quesitos a serem julgados são: postura, simpatia, penteado e vestimenta. A premiação para os vencedores do desfile de beleza negra serão troféus para os 1º, 2º e 3º colocados em cada categoria na fase eleiminatória e notebook, tablet e câmera fotográfica digital, mais troféus para cada categoria, aos campeões da fase final.
O concurso de redação está acontecendo na rede municipal onde está sendo abordado o tema: “Consciência Negra – Implementação da Lei nº 10.639/03”. O ciclo de palestras está percorrendo as escolas “Narciso Araújo”, “Florêncio Bento”, “Josepha Miranda de Carvalho Britto”, “Manoel Marcondes de Souza”, “Elvira Meale Lesqueves”, “Marluce Bianchi de Souza Viana”, “Pedro Siqueira” e, “Anacleto Jacinto Ribeiro”.
Organizado pela Nação Zumbi – Organização da Juventude Afro Brasileira (OJAB), as comemorações contarão com apresentações de hip-hop, break, capoeira, jongo e samba. Os alunos vencedores do concurso de redação serão premiados com um tablet para o campeão, uma bicicleta para o vice-campeão e um aparelho de telefone celular para o terceiro colocado.
A secretária de Cultura de Itapemirim, Sandra Peçanha, destacou a importância de comemorar essa data: “Sem dúvida alguma, a iniciativa de analisar e estudar a consciência negra e sua consequente beleza, está inteiramente enraizada com a história de Itapemirim! Objetivamos fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura do povo africano e o impacto que teve na evolução da cultura brasileira”.
O prefeito de Itapemirim, Luciano de Paiva, enfatizou a relevância histórica da participação do negro no desenvolvimento econômico-cultural: “Como prefeito de um município cujas raízes originam-se da influência da raça negra é de suma importância para o povo de Itapemirim. Não podemos esquecer da história, sob pena de voltarmos a erros nos pontos em que não deveríamos ter errado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário