sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Pulseiras evitam desaparecimento de crianças nas praias de Vitória


Yuri Barichivich
Pauta de Praia - Operação Verão
As pulseiras são distribuídas pelos guarda-vidas e colocadas em crianças de até 12 anos de idade.
A chegada do verão e o aumento natural de banhistas nas praias traz uma preocupação extra para os pais: o sumiço repentino de seus filhos na areia.
Crianças são facilmente seduzidas por cores vibrantes, sons diferentes, e quando os pais se dão conta o pequeno já saiu do campo de visão, sendo muitas vezes difícil reencontrá-lo com tantas pessoas, guarda-sóis e outras crianças.
O desencontro pode gerar apenas um grande susto, mas existem sérios perigos quando ocorre o desaparecimento de uma criança, como a proximidade da água e de ruas movimentadas.
Por conta destes riscos, a partir desta sexta-feira (3) os guarda-vidas de Vitória já estão distribuindo pulseiras localizadoras coloridas às crianças nas praias da capital.
Para ajudar a conscientizar os pais, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, esteve na praia da Curva da Jurema e ajudou os guarda-vidas a distribuir as pulseiras.
“Se a criança estiver circulando com a pulseira na praia ela é facilmente identificada, sobretudo nas praias muito cheias. Os guarda-vidas nunca estão sozinhos, então não há nenhuma sobrecarga de trabalho. Enquanto um distribui as pulseiras, outros vigiam as crianças e a praia”, disse.
O projeto de distribuição de pulseiras é de autoria do próprio prefeito, enquanto ele ainda era vereador da cidade. Ele conta que nunca perdeu seus filhos de vista nas praias, mas que pensou nos vários casos que chegaram ao seu conhecimento. “Só aqueles que têm criança pequena sabem o terror que é ter seu filho perdido”, ressaltou.
As pulseiras são distribuídas pelos guarda-vidas e colocadas em crianças de até 12 anos de idade, aproximadamente. Em cada uma das principais praias de Vitória, haverá uma bandeira colorida, que servirá como identificação do posto localizador e centro de distribuição das pulseiras.
Existem pulseiras de seis diferentes cores e todos os postos possuem uma bandeira na cor correspondente àquela que for distribuída no local. A cor da bandeira se repete somente em praias diferentes, evitando possíveis enganos por parte dos guarda-vidas e pais. A exceção ocorre na praia de Camburi, onde a pulseira de cor preta será utilizada em extremidades opostas.

Como funciona

O responsável encaminha a criança ao posto mais próximo e os guarda-vidas colocam a pulseira, que é da mesma cor da bandeira fixada no posto. É explicado ao responsável e à criança o procedimento: em caso de se perderem, basta procurar o posto de identificação mais próximo para que seja repassado aos outros guarda-vidas, via rádio, as características da criança desaparecida, a cor da pulseira com a qual foi identificada, e a cor do posto onde ela provavelmente desapareceu.
Yuri Barichivich
Pauta de Praia - Operação Verão
Os guarda-vidas colocam nas crianças a pulseira, que é da mesma cor da bandeira fixada no posto.

Legislação

A lei municipal que prevê a utilização das pulseiras é de autoria do prefeito Luciano Rezende quando ele ainda era vereador de Vitória.
A lei nº 5.054, que entrou em vigor no ano 2000, permite que os guarda-vidas distribuam as pulseiras e delimitem os trechos das praias, identificado-os por cores determinadas e sinalizadas por bandeiras que possibilitem visualização à distância.
De acordo com a lei os guarda-vidas serão orientados a encaminhar cada criança, quando perdida, à bandeira correspondente à cor da pulseira para que seus pais ou responsáveis possam procurá-las e encontrá-las rapidamente.

 Confira as cores de cada praia
Ilha do Boi
  • Posto 1: Amarela
  • Posto 2: Azul
  • Curva da Jurema
  • Posto 3: Vermelha
  • Posto 4: Preta
  • Posto 5: Verde
  • Posto 6: Branca
Ilha do Frade
  • Posto 7: Amarela
Praia de Camburi
  • Posto 8: Azul
  • Posto 9: Vermelha
  • Posto 10: Preta
  • Posto 11: Verde
  • Posto 12: Branca
  • Posto 13: Amarela
  • Posto 14: Preta
Com edição de Deyvison Longui

Informações à imprensa:

Vinícius Yungtay (vfyungtay@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-3009 / 98889-5563

Nenhum comentário:

Postar um comentário