sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Praia Limpa começa sábado em Camburi; Ilha do Boi e Curva também terão ações


Fernanda Neves Gomes
Palhaço apontando para si mesmo em frente à banner da campanha
A campanha quer envolver, incentivar e conscientizar turistas, comunidade local e crianças sobre a importância de preservar e manter as praias limpas.
Verão combina com diversão, sol, mar e uma praia sem lixo. Assim, para incentivar práticas cidadãs voltadas para a consciência e educação ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) retoma, neste final de semana, a 23ª edição da Campanha Praia Limpa.
A campanha, ao longo dos anos, vem contribuindo consideravelmente para a melhoria da qualidade das praias da capital.
Durante todos os sábados e domingos do mês de janeiro, das 9 às 13 horas, um grupo de atores e educadores ambientais vão desenvolver ações para sensibilizar e conscientizar os banhistas sobre os cuidados na orla.
A campanha terá como ponto de partida o quiosque 5 da praia de Camburi. Depois, será a vez da Curva da Jurema e da Ilha do Boi.
O objetivo principal é envolver, incentivar e conscientizar turistas, comunidade local e crianças, sobre a importância de preservar e manter as praias limpas, destinando corretamente o lixo e os resíduos sólidos.
“Proporcionando melhor qualidade de vida e de turismo na ilha, estamos reduzindo o despejo de lixo inadequado, impactos negativos e estéticos no município preservando o meio ambiente e a vida marinha”, disse a pedagoga da Semmam, Juliana Sardinha Silvestre Donato.

Ações a serem realizadas

A equipe de educadores ambientais percorrerão as praias do município nos finais de semana, acompanhados por atores, que realizarão apresentações teatrais, sensibilizando os banhistas sobre os cuidados necessários para o bom uso das praias.
Os educadores farão abordagem aos banhistas visando orientar sobre condutas que ajudem a preservar as praias e os cuidados necessários para ser um banhista consciente, como por exemplo, ingerir bastante líquidos, utilizar proteção solar, não deixar lixo nas praias e preservar a restinga.
Além disso, serão abordados comerciantes e ambulantes, assim como outros trabalhadores que atuam nas praias, com o propósito de estimular a implementação de práticas sustentáveis que contribuam na preservação da praia e da restinga.
Com edição de Deyvison Longui

Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140 / 98139-7097

Nenhum comentário:

Postar um comentário