sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Passageiros e tripulantes de transatlântico conhecem atrativos de Vitória


André Sobral
Recepção de Turistas
O navio de cruzeiro trouxe 1.850 passageiros e 660 tripulantes, não havendo embarque nesta escala.
Cerca de 2,5 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, desembarcaram do transatlântico Empreess, na Estação Porto, no Centro Histórico, nesta sexta-feira ensolarada e fizeram passeios turísticos pelos atrativos de Vitória.
Os turistas conheceram a cidade de táxi, vans ou ônibus. Alguns passearam optaram por conhecer o destino a pé e visitaram o patrimônio que compõe o Visitar - Igrejas Nossa Senhora do Rosário, de São Gonçalo e Nossa Senhora do Carmo, o Convento São Francisco, o Theatro Carlos Gomes, a Catedral Metropolitana e a Capela de Santa Luzia, no Centro Histórico que fica junto ao porto de Vitória onde a embarcação aportou.
O navio de cruzeiro trouxe 1.850 passageiros e 660 tripulantes. Não houve embarque nesta escala.
O advogado Antônio Carlos Ferraz, 49, disse que já conhecia Vitória, mas que sua família tinha curiosidade de visitar a cidade e a escala foi uma oportunidade. Ele disse que a primeira impressão foi boa, a cidade e o porto estão integrados e que a recepção foi adequada.
“Nossa expectativa é sempre contar com uma estrutura que nos ofereça conforto e segurança e isso é decisivo também quando escolhemos um destino”, conta o turista de São Paulo, que já planeja voltar com seus parentes e passar mais alguns dias no próximo ano.

Informações

Técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda deram durante o dia apoio aos passageiros em um posto de informações turísticas montado. Os visitantes receberam informações sobre os atrativos turísticos, a infraestrutura local, as opções de lazer e de compras. O objetivo, segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling, foi que o atendimento permitisse maior segurança e conforto aos visitantes.
“O balanço foi positivo. A maioria dos passageiros elogiou a cidade e disseram ter a intenção de voltar”, avaliou o secretário. O transatlântico, que passou o Réveillon no Rio de Janeiro, possui 210 metros de comprimento, permaneceu na cidade até as 18 horas, quando partiu em direção ao porto de Santos, em São Paulo. O navio, de bandeira maltesa, faz roteiro pela costa do Brasil.
O navio de cruzeiro Empreess possui 48,5 mil toneladas, largura de 30 metros, 800 cabines, duas piscinas e segue em velocidade média de 20 nós (cerca de 37 km/h). A embarcação foi fabricada em 1990. Agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal estiveram no local para auxiliar os turistas na travessia das avenidas próximas.

Seabourn Quest

Na temporada 2013/2014 serão apenas dois navios que aportarão em Vitória. Além do Empreess, no dia 22 de fevereiro passará pela capital o Seabourn Quest, com 450 passageiros e 335 tripulantes, que fará um roteiro internacional.
André Sobral
Recepção de Turistas
O advogado Antônio Carlos Ferraz, 49, disse que já conhecia Vitória, mas que sua família tinha curiosidade de visitar a cidade.
O navio, de 198 metros, virá de Buenos Aires, na Argentina, e irá para Montevidéu, no Uruguai. Passará ainda pelo Rio de Janeiro, Búzios, Recife, Natal, Santarém e Manaus. A escolha dos destinos onde as embarcações aportam é feita pelos armadores e operadores, não dependendo diretamente das cidades.
Leonardo Krohling disse que Vitória tem grande interesse na recepção dos navios, pois o turismo de lazer é uma das prioridade. Porém, segundo ele, a decisão final compete às empresas e as decisões sobre escalas acontecem, normalmente, com dois anos de antecedência.
O secretário destaca que, apesar da diminuição das escalas, a expectativa é que a quantidade aumente em outros anos e haja mais paradas e turistas futuramente.
"Vitória é um destino bem aceito, conforme foi revelado em pesquisas e por operadoras. Além disso, é bem estruturada e tem atrativos que surpreendem e deve estar no roteiro dos navios nas escalas nacionais e internacionais", avaliou.
Com edição de Deyvison Longui

Informações à imprensa:

Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6130 / 98889-5575

Nenhum comentário:

Postar um comentário