Carlos Antolini
A política municipal de arborização urbana e de áreas verdes estão entre as ações propostas pela Semmam.
Um ano de ajustes em várias áreas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, buscando a valorização do quadro técnico, é o que pontuou o secretário Cleber Guerra ao fazer um balanço geral da gestão no ano passado.
Ele contou que entre entra as melhorias está uma maior integração das equipes do meio ambiente tanto interna, como externamente, com os setores de urbanismo da cidade, serviços e educação. Cleber destacou, também, a mudança na cultura da fiscalização.
“Estamos buscando uma ação mais educativa, mais cooperativa e menos punitiva, dentro da linha de trabalho da atual administração, o que já é notado pelo serviço do Disque-Silêncio. Foram cerca de 3 mil chamadas e por meio de orientação buscou-se resolver os conflitos”, disse.
Ele destaca alguns pontos importantes, como o esforço concentrado na revisão da legislação ambiental do município que prevê itens como obrigatoriedade de ligação dos domicílios à rede pública de esgoto e o projeto de lei do controle da poluição sonora e do controle da poluição atmosférica.
“Técnicos da Semmam, de forma estratégica, participaram na revisão e reformulação desta área no Grupo de Trabalho Interinstitucional Respira Vitória, da Câmara dos Vereadores”, contou Cleber.
Arborização
Outras ações destacadas pelo secretário são as propostas de uma legislação específica para a Educação Ambiental, a criação de um grupamento ambiental dentro da Guarda Municipal e a política municipal de arborização urbana e de áreas verdes. Vitória tema atualmente 27.758 árvores de 215 espécies.
Também foi destacada por Cleber a estruturação da Semmam para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e sua inclusão nas políticas públicas, e que vem sendo articulada junto com as defesas civis municipal, estadual e federal.
Foto Divugação
A 24ª Feira do Verde, realizada em dezembro passado, reuniu milhares de pessoas na praça do Papa, que foram discutir o tema resíduos sólidos.
O lançamento do Altas Ambiental de Vitória, que é considerado um importante instrumento didático para professores e alunos da rede municipal de ensino, também foi algo importante no ano que passou. “Começamos com mil exemplares, mas esperamos conseguir 30 mil. Esta é uma parceria muito importante com a Secretaria de Educação”, contou.
Feira do Verde
A 24ª Feira do Verde, realizada em dezembro passado, foi um grande evento da Prefeitura. “Nesta Feira foram gastos apenas 30% do valor investido em anos anteriores, pela administração municipal, e se conseguiu atingir o objetivo da reformulação do evento, fazendo-a voltar a ser de educação e conscientização ambiental”, disse Cleber.
As reuniões do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) foi outro ponto de destaque. Foram 12 reuniões ordinárias e quatro extraordinárias. E foi criada uma câmara de julgamento de recursos mais comuns.
“Com esta câmara formada pelos próprios conselheiros, o Comdema fica mais livre para pensar políticas públicas para á área”. Cleber também destacou a estruturação do Fundo Ambiental de Vitória, que, neste ano, operará de forma mais efetiva.
Com edição de Deyvison Longui
Nenhum comentário:
Postar um comentário