segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Médicos em alerta sobre doenças transmitidas por água contaminada

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, vai apoiar a realização de um curso de capacitação para médicos e enfermeiros do município. O curso é voltado para o atendimento de pessoas que tiveram contato com água da chuva contaminada. O curso acontecerá nesta segunda-feira (06), às 15 horas, no auditório da SEMSA (Rua Castelo Branco 1803, Centro – Vila Velha).
 
A capacitação será ministrada pela enfermeira Tania Mara Ribeiro dos Santos, que trabalha na Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde. Foram convidados pelo menos um médico e um enfermeiro de cada uma das 17 unidades de Saúde de Vila Velha, do PA de Cobilândia, PA da Glória e Hospital Municipal. Além disso, a SEMSA enviou convite para todas as instituições de saúde privadas localizadas em Vila Velha.
 
O curso de capacitação é oportuno, uma vez que várias doenças de veiculação hídrica aparecem no período pós-chuva. “Quem teve contato direto com a água da chuva contaminada corre o risco de desenvolver doenças como Hepatite A, leptospirose e Febre Tifoide. Além disso, o acúmulo de água favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, explicou a coordenadora da Atenção Primária da SEMSA, Ávila Palmira Scopel. “É muito importante que nossos profissionais de saúde estejam atentos aos sintomas dessas doenças, para que o diagnóstico seja rápido e preciso. Daí a importância do comparecimento do maior número possível de médicos e enfermeiros a esse curso”.
 
Serviço
Curso: Manejo Clínico de Atendimento a pacientes que foram expostos à água contaminada
Dia: 06 de janeiro de 2014
Horário: 15 horas
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde - Rua Castelo Branco 1803, Centro – Vila Velha

Nenhum comentário:

Postar um comentário