Com o intuito de sensibilizar e educar a população e os visitantes, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapemirim está implantando placas de informação ambiental nas praias, Ilha dos Franceses e Lagoa Guanandy. Estas placas estão sendo instaladas em locais de grande circulação de pessoas e onde há incidência de crimes ambientais.
Já foram implantadas 16 placas e, num segundo momento, novas placas com novos temas poderão ser elaboradas de acordo com as demandas verificadas.
As primeiras placas possuem informações quanto às áreas de preservação permanente, área de proteção ambiental, limpeza das praias e denúncias de crimes ambientais.
A secretária da pasta, Márcia Rapoza, frisa que os órgãos ambientais existem não apenas para repreender, mas também para promover ações educativas, pedagógicas e preventivas, buscando a preservação ambiental. Afirma, ainda, que espera que estas placas despertem, na população, um senso ambiental, para que seja formada uma parceria entre o poder público e a sociedade.
Junto ao programa de sinalização ambiental, a secretaria de Meio Ambiente também faz fiscalização ambiental durante todo o período de verão (dezembro a março) a fim de conscientizar os banhistas sobre a importância de não deixarem o lixo na praia, conservação do meio ambiente e sobre as áreas de restinga (área de preservação permanente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário