As gestantes de Itapemirim contam, agora, com mais um serviço para garantir a saúde de seus bebês. As equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município receberam nove detectores fetais portáteis, que fazem o acompanhamento cardíaco do feto e podem identificar se estão no ritmo correto. O novo equipamento cabe na palma da mão, facilitando o manejo e o transporte até a residência da gestante.
Os detectores portáteis foram adquiridos para substituir os antigos, que precisam ser ligados à energia na casa da gestante. Eles serão utilizados para acompanhar a paciente que tem dificuldade de ir até as unidades de saúde do município. Para a diretora da Atenção Primaria de Itapemirim, Márcia Araújo, a aquisição dos novos detectores vai garantir que todo o município seja atendido pelo serviço.
“Antes da chegada desses novos equipamentos, nós não contávamos com nenhum e, assim, não conseguíamos realizar os atendimentos domiciliares. O que o município contava, antes, era com aparelhos que precisavam ser ligados na energia da casa da gestante. Eles eram muito grandes e dificultavam o atendimento. Tivemos casos em que não pudemos atender porque a casa da gestante não tinha energia elétrica. Com os novos detectores, as futuras mamães de Itapemirim poderão acompanhar os batimentos cardíacos dos seus bebês sem sair de casa e, assim, ter a certeza de que tudo está bem”, comenta Márcia.
O secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, explica sobre os investimentos que o município vem fazendo. “A saúde de Itapemirim melhorou bastante, mas ainda há muito que fazer. Estamos felizes por poder proporcionar um serviço mais completo para nossa população e estamos empenhados para que todos tenham acesso a um serviço de qualidade. A aquisição desses detectores vai trazer mais comodidade e segurança para as futuras mamães de Itapemirim”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário