segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Banhistas mostram que sabem cuidar das praias da cidade de Vitória


André Sobral
Rua de Lazer - Praia de Camburi
Mãe e filha, Beta e Ieda Manfre sempre levam uma sacolinha para juntar o lixo produzido por elas na praia.
Sol, mar e uma praia sem lixo. Com práticas voltadas para a consciência e educação ambiental é possível curtir um dia ao ar livre e ainda contribuir para a manutenção da natureza. É assim - com atitudes amigas do meio ambiente - que muitos frequentadores das praias de Vitória a ajudam a mantê-la sempre limpa.
Mãe e filha, Beta e Ieda Manfre sempre levam uma sacolinha para juntar o lixo produzido por elas na praia e sabem a importância disso. "O lixo na areia afeta a fauna marinha. É fundamental para ajudar a cuidar do ambinete em que estamos", explica a filha, Ieda.
Para um dia na praia, as duas levam água, filtro solar, guarda-sol e acabam consumindo algo a mais na própria praia. "Por isso a gente sempre traz a sacolinha. Pra jogar a garrafinha de água fora, um palito de picolé", conta a mãe que mora em Colatina, mas adora curtir a praia de Camburi com a filha que é moradora de Jardim da Penha, em Vitória. 
Frequentadores de praias capixabas e baianas, o casal Salete e Wilken Pimentel também não abre mão do cuidado com o lixo quando está na praia. "Para onde vamos, levamos as sacolinhas de lixo na bolsa e sempre temos a mais para quem precisar", conta Salete, 71.
Na hora de ir embora, com a ajuda do marido, Wilken, 76, eles juntam tudo, amarram o saquinho e descartam em uma lixeira. "Não dá trabalho nenhum. Pior é encher a areia de lixo. O dano pode ser muito grande. Já ouvi história de tartaruga que morreu por comer lixo", lamenta Salete.

Campanha Praia Limpa

André Sobral
Rua de Lazer - Praia de Camburi
O casal Salete e Wilken Pimentel na hora de irem embora eles juntam tudo, amarram o saquinho e descartam em uma lixeira
Para melhorar ainda mais a qualidade das praias na capital, a campanha Praia Limpa está de volta durante o verão. Em todos os sábados e domingos do mês de janeiro, das 9 às 13 horas, um grupo de atores e educadores ambientais vão desenvolver ações para sensibilizar e conscientizar os banhistas sobre os cuidados na orla.
O objetivo principal é envolver, incentivar e conscientizar turistas, comunidade local e crianças, sobre a importância de preservar e manter as praias limpas, destinando corretamente o lixo e os resíduos sólidos.
Os educadores farão abordagem aos banhistas visando orientar sobre condutas que ajudem a preservar as praias e os cuidados necessários para ser um banhista consciente, como por exemplo, ingerir bastante líquidos, utilizar proteção solar, não deixar lixo nas praias e preservar a restinga.
Além disso, serão abordados comerciantes e ambulantes, assim como outros trabalhadores que atuam nas praias, com o propósito de estimular a implementação de práticas sustentáveis que contribuam na preservação da praia e da restinga.
Com edição de Deyvison Longui

Informações à imprensa:

Tel(s).:

Nenhum comentário:

Postar um comentário