sexta-feira, 24 de maio de 2013

LANÇAMENTO DA CAMPANHA “FAÇA BONITO” ATRAI PÚBLICO JOVEM




O Lançamento da Campanha “Faça Bonito”, realizado no dia 23 de maio, no Teatro Municipal Artênio Merçon, teve como objetivo mobilizar o governo e a sociedade para combater a violência sexual, uma forma cruel de violação de direitos de meninas, meninos e jovens brasileiros.  Na plateia muitos jovens interessados em saber informações sobre um assunto tão importante,  a violência sexual.
.

O dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, constituído pela Lei Federal nº 9.970, foi escolhido devido ao “Caso Araceli”, crime que comoveu toda a nação brasileira em 1972, quando uma menina de oito anos foi assassinada após ter sido estuprada em Vitória, no Espírito Santo.

O evento, realizado pela Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social, CREAS, contou com a presença do Vice-Prefeito, Eutemar Venturim, da Secretária Municipal de Assistência Social, Carla Mognato Scardua Shalders, do Presidente da Câmara, Pedro Viana, da Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Castelo, Eliane Colodete e do Presidente do Conselho Tutelar, Júnior Cota.

Após a cerimônia de abertura, foi apresentado um vídeo com as diversas formas de denúncias em vários órgãos como Conselho Tutelar, Ministério Público e o disque 100. O Vice-Prefeito Eutemar Venturim, parabenizou a iniciativa da Secretária Municipal de Assistência Social, da Câmara e de todos que fazem parte dessa campanha: "O CREAS, a Casa de Apoio e o Conselho Tutelar são órgãos muito importantes hoje em Castelo. Gostaríamos de não precisar usá-los, mas é uma realidade. É muito importante aproveitar ao máximo essa palestra para levar para casa e para os vizinhos. É uma tarefa árdua, mas precisamos do apoio de todos", disse o Vice-Prefeito.

O Presidente da Câmara Pedro Viana, parabenizou a iniciativa de aderir a campanha: "É um trabalho necessário, não é feliz, mas é indispensável. Nós, da Câmara, estamos de braços abertos para o que for preciso", informou  Pedro Viana, ressaltando a importância do apoio da Câmara Municipal no Lançamento da Campanha “Faça Bonito”.

Logo após, a psicóloga e professora de cursos de Graduação e Pós Graduação, Maria do Socorro Lira Marques, palestrante do tema "Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual de Criança e Adolescente", falou sobre a família e o ambiente familiar, que é onde a criança descobre a sua identidade: "As crianças devem sim ter tarefas em casa, que ajudem no desenvolvimento delas, mostrando o que é direito. Mãe e pai é que educam, a escola apenas ensina. Quando deixamos nossos filhos irem até a pracinha para a gente poder ver a novela em paz, quando permitimos que fiquem por muito tempo em redes sociais, em tudo isso, estamos deixando que eles se aproximem das drogas e do sexo. Devemos impor limites", orientou a psicóloga, que tem diversos trabalhos publicados na área da infância e adolescência.

A primeira iniciativa acerca do assunto Violência Sexual, aconteceu em 1988, com a Constituição Federal. Em Castelo, dois órgãos cuidam de vítimas desse tipo de violência. São eles: A Casa de Apoio à Criança e ao Adolescente, que atende a abriga crianças e adolescentes com idades entre um dia e 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos. E o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que é uma unidade pública estatal, que oferece serviço de proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que, além de prestar apoio, orientação e acompanhamento às vítimas, ainda apoia as famílias de quem passou por esse tipo de violência.

.

.

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário