sábado, 25 de maio de 2013

CRESCER A PRODUÇÃO, ATÉ QUANTO?

                           A vida de jornalista é ouvir, ler e ver relatos, fatos e histórias. Depois passar para o papel com fidelidade o que ouviu, leu e viu. Tem casos que absorvemos e não passamos adiante, ficamos como um eterno guardião. Mas existem situações que além de escrevermos, também contamos e recontamos. É o caso de um relato que um dia ouvi do italiano Giuseppe Montanari, que tem uma grande ligação com o Brasil e com o Espírito Santo, casado com Doralice Kobe, prima de minha esposa Eliane. O volume de informação é muito grande que entra nos nossos ouvidos, com tendencia de ampliação crescente. 
                                Em 2009, durante a nossa estada na Itália, percorrendo vinículas Giuseppe me falou de um amigo que quando atingiu a faixa de 30 mil litros safra vivia bem e produzia qualidade que proporcionava um belo retorno financeiro. É o que podemos classificar como sucesso absoluto.
                               Segundo Giuseppe o seu amigo impulsionado pelo sucesso foi dando saltos. A cada ano aumentava a sua marca, chegou a 60, depois 90 e assim logo logo atingiu 120, 150 e 180 mil litros por safra. O infinito parecia a próxima meta, mas quando chegou a 180 descobriu três coisas:
                                que estava falido, 
                                estressado 
                                e com um produto de péssima qualidade.  
                                         
                                Eu não sei quantas vezes já contei este relato, por isto tenho tomado o cuidado de antes de começar a falar perguntar ao interlocutor: eu já te contei a história das garrafas? 
                                Se a resposta é não, conto. Se a resposta é sim, mudo a conversa.
                                O curioso, duas pessoas me disseram que aprenderam muito com a história das garrafas.
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário