segunda-feira, 27 de maio de 2013

Classificação de restaurantes começa em junho em Cachoeiro


Publicada em 27 de maio de 2013
Entre os 237 itens avaliados estão instalações físicas, cuidados com armazenagem dos produtos e higieneEntre os 237 itens avaliados estão instalações físicas, cuidados com armazenagem dos produtos e higiene A Vigilância Sanitária municipal de Cachoeiro de Itapemirim inicia em junho as inspeções para classificação de restaurantes. O objetivo da ação é padronizar as normas sanitárias nos estabelecimentos e garantir boas práticas de manipulação dos alimentos, reduzindo riscos à saúde.
A classificação de padrão sanitário é feita por estrelas: quanto maior o número de estrelas, mais adequado o restaurante está para atender à população e oferecer o melhor serviço possível e mais seguro para a saúde dos clientes e funcionários. Com cinco estrelas, o estabelecimento é considerado ótimo, com quatro ou três, razoável, e com duas a uma, deficiente.
Para chegar à pontuação, os fiscais aplicam um questionário que aborda 237 itens, subdivididos em avaliação documental, como licença de localização e funcionamento e alvará sanitário; edificações e instalações físicas, como sistemas hidráulico, elétrico e de ventilação; cuidados na estocagem e armazenagem dos produtos; área de consumação; equipamentos; higiene e preparo dos alimentos.
“A Vigilância Sanitária, órgão diretamente ligado à Secretaria Municipal de Saúde, se empenha na garantia da prestação de um serviço de qualidade na área de alimentação. E a população deve ficar atenta e exigir produtos de boa procedência, comprando em estabelecimentos que tenham alvará sanitário”, lembra o secretário municipal de Saúde, Abel Santa'Anna Júnior.
A fiscalização para estrelamento terá início na segunda quinzena de junho, em todo o município. Os comerciantes têm até 13 de junho para corrigir pendências sanitárias em seus estabelecimentos. “Esse prazo prévio é necessário. A partir daí, serão iniciadas as inspeções e avaliações de todos os itens do roteiro em cada restaurante”, explica o gerente municipal de Vigilância Sanitária, Ricardo Vianna.
Roteiro de inspeção disponível
A Vigilância Sanitária preparou uma lista na qual constam os critérios que os donos de restaurantes devem atender para alcançar a melhor classificação. Os comerciantes que se interessarem em adquirir o roteiro de inspeção podem baixá-lo no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), a partir de quarta-feira (29).
“Entre as principais exigências, destacamos a necessidade de armazenamento adequado do lixo, que deverá ser acondicionado em sacos plásticos resistentes, devidamente fechados e disponíveis para coleta somente nos dias e horários preestabelecidos, a fim de evitar o acúmulo de lixo por longo período no perímetro urbano”, salienta Ricardo Vianna.
O secretário municipal de Saúde enfatiza a necessidade dos estabelecimentos superarem as classificações anteriores, devendo aumentar o número de estrelas anualmente. “Percebemos que ano a ano os restaurantes têm superado as expectativas e, assim, cada vez mais estabelecimentos conquistam posicionamentos melhores. Isso demonstra a preocupação dos proprietários de restaurantes com a qualidade dos produtos e serviços, o que significa que temos alcançado o propósito da inspeção”, destaca Abel Sant'Anna Júnior.

Os estabelecimentos classificados como deficientes são notificados e autuados. Eles têm de fazer adequações e recebem nova visita da fiscalização. Se não corrigirem as irregularidades, são autuados novamente e correm risco de fechar.

------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário