segunda-feira, 27 de maio de 2013

Sistema de Notas Fiscais Eletrônicas garante praticidade e economia para empresas de Cachoeiro


Publicada em 27 de maio de 2013
Sistema ajuda empresas a poupar tempo e dinheiro, e ainda contribui com o meio ambienteSistema ajuda empresas a poupar tempo e dinheiro, e ainda contribui com o meio ambiente
A emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) completa três meses de funcionamento em Cachoeiro de Itapemirim no próximo dia 1º de junho, com ótimos índices alcançados. Já são mais de 260 empresas que utilizam o sistema e quase 10 mil notas emitidas.
O sistema que permite a emissão de notas fiscais via internet foi implantado pela Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) com o objetivo de facilitar a vida dos prestadores e tomadores de serviço.
Cada estabelecimento pode emitir o documento com a ajuda do computador ou por meio de dispositivos móveis como notebook, tablets e smartphones. Para isso, basta acessar a internet, entrar no site oficial da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br) e tirar a nota, online.
A adesão pode ser espontânea, a qualquer momento, ou obrigatoriamente, de acordo com o cronograma publicado no Decreto nº 23.630/2013. A data limite para adesão ao novo sistema é 1º de julho ou 1º de outubro deste ano, ou ainda 1º de janeiro de 2014, dependendo do tipo de serviço realizado.
Para saber até quando a empresa deve estar regularizada com o novo sistema, basta entrar no portal da prefeitura e acessar o link “Nota Cachoeiro”. Quando abrir a nova página, vá em “Serviços”, do lado direito da tela, acesse “Legislação e instrução normativa” e depois “Cronograma de Adesão”, onde está a lista de atividades e as respectivas datas para aderir. Lá, também estão disponíveis os manuais do sistema, bem como a legislação e todas as informações da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.
Para utilizar o serviço eletrônico, é preciso fazer um cadastro online. Depois, o requerente precisa levar o Termo de Adesão até a Semfa para liberação do acesso. Na secretaria, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para fornecer todas as informações sobre o funcionamento do sistema NFS-e. A adesão e os treinamentos oferecidos pela prefeitura a respeito da nova ferramenta são gratuitos.
“Essa forma de emitir nota fiscal traz vários benefícios para o prestador e o tomador de serviços, pois é rápida, simples e prática. Por ficar disponível na internet, a NFS-e poderá ser consultada a qualquer tempo. Além disso, essa nova maneira de trabalhar contribui com o meio ambiente, porque diminui consideravelmente o uso de papel”, avalia o secretário municipal de Fazenda, Lúcio Berilli.
Emitir nota fiscal eletronicamente também significa economia para os empresários, visto que as tradicionais notas fiscais de papel representam 5% do custo dos serviços prestados pelas empresas. Com a implantação do sistema, é possível reduzir o custo. Outra vantagem da nota fiscal eletrônica é a facilidade no armazenamento e no arquivamento de comprovantes.
Empresários aprovam novo sistema
O contador José Geraldo Romanel, que atende várias empresas, foi um dos primeiros a se cadastrar para emitir notas fiscais por via eletrônica e está muito satisfeito com o resultado.
“Só tenho elogios a fazer. A implantação desse sistema foi um grande avanço tecnológico no município a favor da praticidade e da agilidade na prestação de serviços. O sistema é rápido, funciona muito bem. E não falo apenas por mim. Falo também pelos empresários para os quais presto serviço, que também gostaram muito da novidade. Todos querem aderir ao sistema”, destaca.
Essa opinião é compartilhada pelo analista de sistemas Daladyer Morandi, que possui cerca de 200 clientes. Para ele, a ferramenta representa economia de tempo e dinheiro, além de contribuir com o meio ambiente.
"O serviço disponibilizado para emissão de nota fiscal eletrônica é excelente, assim como foi o atendimento que recebi da prefeitura para que eu pudesse utilizar o sistema. Minha empresa nem se enquadra na categoria das que são obrigadas a emitir o documento dessa forma, mas fiz questão de aderir, porque é muito prático. Antes, gastava dois dias de cada mês para emitir as notas, que eu mesmo fazia. Ou então, teria de contratar uma pessoa só para isso. Sem contar os gastos com talões, envelopes, etiquetas e correios. Por ano, a emissão eletrônica representa para minha empresa uma economia de mais de R$ 9 mil", afirma. 


Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_NotaFiscalEletrônica.jpgDivulgação_PMCI_NotaFiscalEletrônica.jpg
1313K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário