Texto: Simone Delevedove
Foto: Divulgação/PMS
As ações contra a dengue no bairro Pitanga, que começaram na sexta-feira (17) e no sábado (18), vão continuar nesta semana. Uma equipe composta por 16 agentes de Combate a Endemias está trabalhando no bairro e a Secretaria de Saúde pede aos moradores que recebam a visita desses profissionais para inspeção nas residências.
Até a 27ª semana epidemiológica deste ano, o setor de Vigilância Epidemiológica notificou 13 casos de dengue no bairro Pitanga. No mesmo período de 2014, foram notificados 46 casos da doença no bairro.
Estão sendo realizadas visitas domiciliares, pulverização a pé em pontos estratégicos contra o Aedes Aegypti, fumacê contra o mosquito culex, além de visitas domiciliares com orientações aos moradores de como combater focos do inseto.
Esse ano foram realizados dois Levantamentos Rápidos do Índice por Aedes Aegypti (LIRAa). No bairro Pitanga, apenas um foco de dengue foi encontrado, em 683 imóveis visitados.
O período chuvoso exige cuidados redobrados, conforme alerta o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin. “Com as pequenas chuvas sazonais que formam focos de água parada, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar a proliferação do mosquito”, reforça.
Os agentes vão realizar visitas em pontos estratégicos (PE) que são monitorados a cada 15 dias pelo departamento: borracharias, ferros-velhos e locais para reciclagem de materiais.
Também faz parte das ações de combate à dengue o bloqueio de transmissão dos casos da doença. O bloqueio dos casos se dá por uma visita dos agentes da Vigilância Epidemiológica em Saúde às pessoas que tiveram dengue. Ações como pulverização a pé no raio de 150 metros da residência da pessoa que contraíram a doença são realizadas.
De acordo com Reblin, mais de 90% dos focos são encontrados em residências, o que faz com que medidas simples se tornem importantes, como checar toda semana se há locais e objetos com água parada. “A participação da população é fundamental”, afirma.
De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, as formas de combate o mosquito são simples: não deixar água acumulada; não deixar garrafas cheixas de água; não jogar lixo em local inadequado; não deixar caixa d'água sem tampa e nem depósitos altenativos; trocar a água dos vasos de plantas aquáticas ou colocar areia no fundo do prato; manter o lixo em sacos plásticos e bem fechado, entre outras ações.
A Vigilância Ambiental em Saúde mantém os serviços do Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar denúncia de foco de mosquito da dengue ou pedir alguma ajuda, pode fazê-lo sem se identificar, ligando para o telefone 3228-5394, que os agentes de Combate a Endemias visitam o local.