Nesta quarta (1°), foi concretizada uma ação conjunta de limpeza e cercamento para a desativação do lixão irregular de Nova Rosa da Penha II, às margens da Rodovia do Contorno. A ação começou por volta das 4h da manhã e se estendeu até o fim da tarde, num trabalho da Prefeitura de Cariacica, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Desenvolvimento Social, com a Concessionária ECO101, Marca Ambiental e Ministério Público, além do apoio da Polícia Civil, Militar, Ambiental e Polícia Rodoviária Federal.
O trabalho de retirada de lixo e entulho do local cumpre a determinação do Ministério Público para combater a prática de crimes ambientais, identificada na área. O Secretário Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Cláudio Denicoli, explica que a ação condiz com os procedimentos de recuperação da área atendendo a Política de Resíduos Sólidos e de proteção ambiental. Conforme a lei de resíduos sólidos só é permitida a destinação do material para aterros.
Na área de aproximadamente 15 mil m², cerca de 50 caçambas de entulho foram recolhidas, inclusive lixos perigosos, como materiais químicos, sendo destinados para um aterro próximo à região. As equipes das pastas responsáveis mobilizam os serviços de destinação do material e disponibilização de maquinários. Para manter a área protegida da formação de um novo lixão clandestino, a concessionária ECO101 também realizou a proteção do local com a instalação de uma defensa metálica.
A Prefeitura de Cariacica, por meio dos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, ainda disponibilizou todo suporte aos catadores de materiais recicláveis que dependiam do material do lixão, encaminhando para serviços de assistências, programas do Governo, com o referenciamento no Cras, além de orientações para postos de trabalho e auxílio na retirada de documentos.
Ação de desativação do Lixão irregular de Nova Rosa da Penha II – 1° de julho
Nenhum comentário:
Postar um comentário