sexta-feira, 17 de maio de 2013

Moradores apresentam propostas na Pré-Conferência de Saúde na Região Continental - VITÓRIA



Yuri Barichivich
Reunião da Regional 1 sobre Saúde no Centro de Especialidades da PMV
Pré-Conferência de Saúde tem o objetivo de avaliar as políticas para o setor junto aos moradores da cidade
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes, em Maria Ortiz, sediou, na noite desta quarta-feira (15), a quarta Pré-Conferência de Saúde, desta vez da Região Continental. Os mais de 150 participantes lotaram o auditório da instituição e apresentaram muitas propostas.
Entre elas, o fortalecimento de ações de saúde mental, questões relacionadas ao meio ambiente, saúde do trabalhador e até mesmo horários de funcionamento alternativos para que a população possa interagir de forma mais ativa com o Conselho Municipal de Saúde.
A secretária municipal de Saúde, Sony de Freitas Itho, explica que esse é o momento de efetivar a participação popular nas decisões para o setor na capital.
"A população deve comparecer e propor ações que estejam em consonância com a realidade de cada região, e é muito importante que todos tenham um olhar mais amplo para a saúde, com foco também nas ações de promoção da saúde, para que a população adoeça menos. Isso passa pela valorização de todos os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), dos espaços de lazer da cidade, dos serviços de orientação e prevenção. Precisamos transformar a política pública de saúde, de forma que ela promova qualidade de vida", disse a secretária.
A gerente de Auditoria da Semus, Andréia Borjaille, falou sobre a importância da participação popular nas decisões da gestão e, principalmente, da responsabilidade de cada um nesse processo.
"Os riscos ambientais que foram colocados aqui estão em todas as regiões, mas de que forma eu descarto o meu lixo? Estou colocando-o nos locais e horários devidos para não gerar outros problemas, como a dengue, a proliferação de ratos e baratas? Então, quando partimos para a questão de partilhar a gestão, precisamos partilhar também as responsabilidades. O despertar para isso é importantíssimo, pois o poder público sozinho não dá conta de tudo. Precisamos rever tudo aquilo que fazemos para propor e ter serviços de qualidade".
Participam das pré-conferências a população, gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos realizam uma discussão voltada para as peculiaridades de cada região. Todos podem participar apresentando suas propostas de forma oral e escrita. Elas têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para as formulações das políticas desse setor nos municípios.
As regiões Santo Antônio, Maruípe, Centro e Continental já realizaram suas pré-conferências. As próximas serão no Forte e em São Pedro (regiões IV e V).
Programação
Região VI – Forte São João
Quando: 21 de maio, das 18 às 21h30
Onde: Escola Técnica de Formação Profissional de Saúde (Etsus), que fica na rua Maria de Lourdes Garcia, nº 474, Ilha de Santa Maria
Região V – São Pedro
Quando: 22 de maio, das 18 às 21h30
Onde: Unidade de Saúde Conquista e Nova Palestina, que fica na rodovia Serafim Derenze, s/nº, São Pedro V

Nenhum comentário:

Postar um comentário