sexta-feira, 17 de maio de 2013

Passageiros são conscientizados dentro dos ônibus sobre descarte correto do lixo



Divulgação Semse
Placa luminosa no ônibus
Placas colocadas nos ônibus incentivam os passageiros a colocar o lixo nos locais corretos
O lixo depositado de forma errada contribui para os alagamentos e a proliferação do mosquito da dengue (Aedes Aegypti). Assim, para conscientizar a população sobre os problemas que os maus hábitos podem causar na cidade, a Prefeitura de Vitória está com uma campanha educativa - "Lixo no lugar certo" - para esclarecer sobre a importância de acondicionar corretamente os resíduos e descartá-los no local e horário corretos.
campanha começou em março na TV, nas rádios, na internet e nas traseiras dos ônibus que circulam pela capital (busdoor). Agora, as mensagens foram colocadas dentro dos ônibus, em placas que incentivam a colocação do lixo no lugar certo. A campanha segue até o dia 29 de maio.
"Precisamos que toda a comunidade entenda que, se cada um fizer a sua parte, teremos uma cidade melhor", explicou o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.
A ajuda da população é muito importante para evitar que bueiros e galerias fiquem entupidos e provoquem alagamentos na cidade ou a dengue.
O problema do lixo em locais errados na cidade é mais comum do que muita gente imagina. Em Vitória, só em mutirões de limpeza de vias nos bairros, de janeiro a maio deste ano, foram recolhidas pela Prefeitura de Vitória 11.736 toneladas de lixo e entulhos. Apenas nas caixas-ralo (bueiros), foram retiradas 294 toneladas de resíduos.
Arquivo PMV SECOM
Coleta de Lixo
Moradores podem saber de forma antecipada o horário em que o caminhão passará na residência

Serviços

A Prefeitura de Vitória disponibiliza alguns serviços que facilitam a vida da população no descarte de materiais. Um desses serviços é o Papa-Móveis, que realiza o recolhimento gratuito de móveis e utensílios domésticos usados, mediante a solicitação do morador da cidade. Para solicitá-lo, o cidadão deve ligar para o Fala Vitória 156, de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados.
O serviço, que é realizado a partir de agendamento, conta com uma equipe que vai à residência do morador e recolhe o móvel doado. Quando são materiais irrecuperáveis, os produtos são enviados às associações de catadores, como sucata ferrosa ou plástica, para que possam ser vendidos, gerando renda. Os produtos em condições de uso são doados a comunidades, através de encaminhamento feito pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Assim, o serviço diminui os gastos públicos com o envio desses materiais ao aterro sanitário.
Outra iniciativa que o cidadão de Vitória tem à sua disposição é saber com antecedência o horário da coleta do lixo em sua rua, neste endereço. Nele, existe uma ferramenta que permite conhecer o horário previsto para o caminhão de lixo passar no endereço solicitado. Com essa informação, os moradores podem colocar seu lixo domiciliar na rua perto da hora de recolhimento. O material deixado na rua durante muito tempo pode trazer vários transtornos, como o entupimento da rede pluvial, causando alagamentos. Outro incômodo é a proliferação de ratos e insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário