segunda-feira, 27 de maio de 2013

Incaper realizará capacitação para pescadores de São Mateus


27/05/2013 - 10h52min

DCM / Incaper

Nesta segunda-feira (27), terá início em São Mateus uma série de cursos para os aquicultores da Associação de Pescadores do município (Apesam). A atividade, realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), se estenderá durante o mês de julho.

Os cursos terão como temas o empreendedorismo, piscicultura em tanques-rede, processamento e beneficiamento de pescado, associativismo e cooperativismo e gestão financeira. Essas ações fazem parte do projeto elaborado pelo Incaper para o Programa Redes, que financia propostas de desenvolvimento de comunidades e associações, com recursos do Instituto Votorantim e BNDES.

Segundo o biólogo do Incaper, Alejandro García Prado, a demanda do curso surgiu a partir da procura dos próprios associados da Apesam. “Os próprios associados nos procuraram para buscar novas tecnologias e conhecimentos para serem usados por eles. Além disso, os financiadores do programa também pediram essa capacitação”, afirmou.

Com os recursos do Programa Redes, além da capacitação, a Apesam ampliará suas instalações em mais 100 tanques-rede, alevinos de tilápia, ração para um ano e o ingresso de 16 mulheres na associação, que trabalharão no beneficiamento e processamento do pescado produzido, completando assim 36 associados. Dessa forma, será a associação de aquicultores do Espírito Santo com maior produtividade, completando 254 tanques-rede de cultivo no Rio Cricaré e produção anual estimada em 120 toneladas de tilápia.

Vale ressaltar que estão em fase de finalização as obras da unidade de beneficiamento de pescados “Central do Peixe e do Pescador”, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Prefeitura de São Mateus. Essa unidade terá capacidade de beneficiamento diária de 4 toneladas. O projeto, também elaborado pelo Incaper, atenderá não somente a Apesam, mas também a produção de Conceição da Barra e Pedro Canário, além de pequenos produtores locais e demais municípios do Território Norte.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Hércules Nascimento
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário