sexta-feira, 3 de maio de 2013

Hipertensão e diabetes: homens são minoria no tratamento em Vila Velha



Texto: Karoline Moreira / Foto: Semcom

Palestra diabetes em Vila Nova - Imagem: Eduardo Ribeiro
“Das pessoas que temos cadastradas com diabetes e hipertensão na cidade, quase 65% são mulheres. A maioria dos homens ainda espera as últimas consequências para procurar tratamento, ou seja, espera que a saúde se agrave para buscar ajuda profissional”. O alerta foi feito pela médica Cláudia Regina Brandão de Pinho, Referência Técnica do Hiperdia da Prefeitura de Vila Velha.  O Hiperdia é o programa da prefeitura para prevenir e tratar a doença
O Ministério da Saúde estima que a cidade possui mais de 75 mil pessoas com diabetes e hipertensão.  Até o início desse mês, a Secretaria Municipal de Saúde cadastrou e está tratando mais de 40% dos casos notificados no município, que somam 33 mil pacientes.
Quase 80% dos pacientes atendidos nas Unidades de Saúde de Vila Velha e diagnosticados com diabetes ou hipertensão utilizam os medicamentos fornecidos pela Atenção Básica da Prefeitura, que são oferecidos sem custo algum. São remédios para hipertensos, diabético oral ou insulino dependentes, além de seringas com agulhas e glicosímetro (aparelho usado para medir a glicose na corrente sanguínea).
“A diabetes é uma doença séria que pode levar a amputação de membros, provocar doença renal ou fundo de olho alterado (retinopatia diabética), que dependendo da gravidade pode levar a cegueira. A hipertensão acomete um número ainda maior de pessoas e pode levar a complicações como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal e também a retinopatia alterada”, completou a médica.
Para obter acompanhamento médico e tratamento para essas doenças, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e agendar uma consulta para realização de exames e aferição da pressão arterial.

Números de pacientes atendidos na cidade:
 

Hipertensos: 22.923 pessoas
Hipertensos diabéticos: 8.947 pessoas
Diabéticos: 1.660 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário