quinta-feira, 2 de maio de 2013

Crescimento sustentável na comunidade do Parque Estadual, na Cachoeira da Fumaça



02/05/2013 - 16h00min

Moradores da comunidade e servidores do Incaper e Iema participaram da reunião.
Promover o desenvolvimento rural sustentável na comunidade do Parque Estadual, na Cachoeira da Fumaça, e contribuir para conservação dos recursos naturais de seu entorno, foi o objetivo da reunião realizada pelo Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural,(Incaper) realizada neste sábado (27), no município de Alegre.

Cerca de 20 pessoas participaram do evento, entre eles, moradores da comunidade, o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Iema), e servidores do Incaper. A Engenheira Florestal do Incaper, Erica Munaro Turbay, relatou a importância de identificar e analisar a situação atual da comunidade, visando o seu fortalecimento sustentável e organizacional.

“O objetivo principal desta reunião é promover o desenvolvimento rural sustentável da Comunidade e contribuir para conservação dos recursos naturais no entorno do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, utilizando seus atributos como oportunidade para criação de negócios e consequente a diversificação cultural”, pontuou Erica.

Os trabalhos realizados pelo Incaper na região promovem o fortalecimento da Associação Local (Associação de Produtores Rurais da Agricultura Familiar da Cachoeira da Fumaça), e a união entre os associados e entre os demais grupos produtivos existentes no local.


Saiba mais sobre o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça.

O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral, e tem como objetivo a preservação dos recursos naturais e belezas cênica locais, possibilitando a realização de atividades de lazer, educação ambiental, ecoturismo e pesquisa. Localizado na bacia do Rio Itapemirim, ocupa uma área de 162,5 hectares às margens do Rio Braço Norte Direito, protegendo diversas nascentes. É circundado por pequenas propriedades rurais, onde predominam pastagens degradadas, cafeicultura, plantios de eucalipto e pequenos fragmentos florestais.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Milan Salviato
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário