sexta-feira, 3 de maio de 2013

CAFEICULTORES APRENDEM TÉCNICAS PARA AUMENTAR PRODUTIVIDADE EM CASTELO






Tecnologias Aplicadas ao Café Conilon. Este foi o tema do “Dia de Campo” realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) e a Associação de Produtores da Comunidade de São Manoel, na manhã desta quinta-feira, dia dois de maio, no Galpão Comunitário de São Manoel.

Mais de 60 cafeicultores participaram do evento que começou com um café da manhã, seguido da fala das autoridades presentes.A palestra do extensionista do INCAPER, Marcelo Melo Lobato, abordou o “Programa Renova Sul Conilon”, que tem como objetivo revigorar as lavouras de café conilon do Sul do Estado do Espírito Santo, com foco na grande produtividade e qualidade do café que existe na região nordeste e noroeste do Estado.

Em seguida os cafeicultores formaram grupos e foram encaminhados, pela organização do evento, para as Estações. Os palestrantes Paulo Sérgio Volpi, Edimar Celin e Caio Louzada Martins, extensionistas do INCAPER, acompanharam os grupos para as Estações e fizeram demonstrações sobre a Poda Programada de Ciclo em Café Conilon e Tecnologias Aplicadas para a Renovação da Lavoura Cafeeira.

Segundo o Cafeicultor da Comunidade de São Manoel, Renan Sasso, o “Dia de Campo” foi muito importante para os produtores da comunidade: “O conhecimento que é passado em campo ajuda muito durante a produção, pois com as novas técnicas e com as demonstrações que são feitas pelos extensionistas, engenheiros agrônomos do INCAPER, aprendemos exatamente o que fazer em nossas lavouras” comentou animado o cafeicultor.

O Secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, falou sobre a importância de aumentar a produção do café conilon no município: “A Secretaria Municipal de Agricultura e o INCAPER estão passando para os produtores as mais novas e melhores tecnologias de produção do café conilon para essa região, com o objetivo de aumentar significativamente a produtividade desses cafeicultores” disse o Secretário Municipal, que espera em pouco tempo implantar o sistema na maioria das lavouras de Castelo. Para encerrar o evento foi servido um almoço para os participantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário