quinta-feira, 23 de maio de 2013

Atividades dos grupos de dança folclórica alemã reiniciam em Campinho



Foto: Roberly Pereira

Roberly Pereira
 
No mês de junho serão retomadas as atividades dos grupos de danças folclóricas de Domingos Martins. O retorno acontecerá para as categorias infantil e infanto-juvenil. As inscrições estão abertas até o próximo dia 5.
 
Têm direito a participar crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Não há limite de vagas para a formação dos grupos. “Os interessados podem procurar a Secretaria de Cultura e Turismo nesta cidade”, afirma o professor de danças Werner Bruske.
 
Ele ressalta que é desnecessária a apresentação de documentos na fase inicial. “Os interessados devem apenas informar os dados básicos para efetuar a inscrição”, explica Bruske. 
 
O reinício das atividades dos grupos de dança terá a parceria da Associação Cultural e Recreativa Campinho, que já desenvolve ações voltadas para o fortalecimento dos grupos de dança.
 
“O nosso objetivo é despertar nas crianças o gosto pela cultura e manter as tradições do nosso município. Domingos Martins é o fundador do primeiro grupo de dança folclórica alemã do Estado, o Bergfreunde, que se encontra em plena atividade”, afirma Werner.
 
Em virtude desse detalhe, segundo o professor Bruske, “não podemos permitir o fim dessa cultura. Ao contrário, estimularemos as crianças desta cidade”. Além disso, segundo o professor, a participação possibilita a interação social e o aprendizado de valores, como o respeito mútuo.
 
Resgate de nomes
 
A retomada das danças alemãs traz também o resgate dos primeiros nomes dados aos grupos folclóricos infantis criados no município. O grupo infantil terá o nome de ‘Der Fröhliche Kreis’, ou, ‘O Círculo Alegre’ e o infanto-juvenil será chamado de ‘Tanzfreunde’, que quer dizer ‘Alegria de Dançar’, em português.
  
O primeiro encontro dos grupos de dança será realizado no dia 6 de junho, às 18 horas, no Centro Municipal de Educação Infantil Germano Gerhardt (antigo Jardim de Infância). A aula inaugural contará com o ensaio de alguns passos básicos e a apresentação de algumas danças.
 
Inscrições também para grupos adultos
 
O grupo Bergfreunde, de Campinho, e o Blumen Der Erde, de Soído, também estão com inscrições abertas para novos integrantes. Os interessados podem ainda procurar a coordenação dos grupos para mais informações. 
 
Para participar do Bergfreunde de Campinho basta comparecer aos ensaios do grupo, que acontecem todos os domingos, às 18 horas, na antiga LBA. Informações pelo telefone (27) 9824-4276.
 
Já para ingressar no Blumen Der Erde, de Soído, os interessados devem procurar a coordenação do grupo pelo telefone (27) 9772-1543. Os ensaios acontecem todos os finais de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário