quarta-feira, 17 de junho de 2015

Prefeito de Nova Venécia visita obras do Centro de Especialidades Médicas com o subsecretário estadual de saúde e autoridades regionais



O prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana, o Barrigueira, realizou uma visita técnica às futuras instalações do Centro de Especialidades Médicas, localizado no antigo Parque de Exposições da cidade, na tarde desta terça-feira, 16, com a presença do subsecretário estadual de Saúde, Silvio Machado.
A visita também contou com a presença do prefeito de Mucurici e presidente do CIM-Norte, Osvaldo Fernandes, do secretário municipal de Saúde de Nova Venécia, Gleikson Barbosa dos Santos, do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Juarez Oliosi, e do vice-prefeito de Boa Esperança, Valdir Turini.

O objetivo da visita foi acompanhar as obras do Centro de Especialidades Médicas e discutir o modelo de gestão da unidade por meio do Consórcio de Saúde do CIM-Norte, tendo como padrão a gestão da saúde adotada em Minas Gerais. O Centro de Especialidades Médicas será referência para toda a região Noroeste do Espírito Santo no atendimento à saúde secundária.

“O método mineiro de gestão descentraliza ofertas, levando o atendimento para mais perto do cidadão e busca soluções conjuntas entre Estado e municípios. Nosso objetivo é aproximar a saúde da população e buscar ações que minimizem os gargalos ainda existentes no Sistema Único de Saúde, principalmente na área de especialidades”, afirmou o subsecretário de Saúde, Silvio Machado.

“Estamos iniciando a discussão de como e quando iremos funcionar com essa estrutura. Precisamos avançar o debate sobre o modelo de gestão, plano estratégico e a regionalização da saúde, para que além de uma excelente estrutura física, o Centro de Especialidades Médicas possa atender a população de maneira rápida e eficaz”, disse o prefeito Mário Sérgio Lubiana, o Barrigueira.

“Vamos estudar a melhor maneira de funcionamento do Centro de Especialidades Médicas e avaliar maneiras de como o Estado pode nos ajudar com o custeio e cessão de pessoal para o pleno funcionamento dessa estrutura. Isso tudo tem que ficar muito bem amarrado entre Secretaria Estadual de Saúde e município. A intenção do Centro de Especialidades Médicas é boa, vai reduzir viagens da população do interior que tem que percorrer mais de 300 quilômetros para buscar um especialista, trazendo mais conforto, qualidade de vida e segurança para a população”, afirmou o prefeito de Mucurici e presidente do CIM-Norte, Osvaldo Fernandes.

“A obras de estrutura física do CAESP já estão praticamente finalizadas. Agora, nosso próximo desafio é gerir a unidade de atenção secundária, que atenderá o cidadão dentro do seu próprio município e região, sem precisar ir para a Grande Vitória para fazer uma simples consulta. Nossa proposta é adotar o modelo de consórcio, que dará mais transparência e eficiência, como acontece em Minas Gerais, modelo altamente eficiente, em que o paciente inicia e finaliza seu atendimento na área de especialidades na sua região com rapidez”, disse o secretário municipal de Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos.

O Centro de Especialidades Médicas de Nova Venécia vai oferecer consultas em 15 especialidades e 10 tipos de exames de diagnóstico. Cada unidade com capacidade de realizar mensalmente 600 procedimentos ambulatoriais, 5.280 consultas e 4.680 exames especializados. O prédio tem 1.200 metros quadrados de área construída. O investimento é de R$ 4,5 milhões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário