quarta-feira, 17 de junho de 2015

Pesquisa aponta Vitória com melhor cobertura na educação infantil entre capitais

Publicada em 17/06/2015, às 16h23 | Atualizada em 17/06/2015, às 16h31

Elizabeth Nader
Cmei Carlos Alberto Martinelli
Vitória conta com 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)
Pesquisa elaborada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) revelou que Vitória tem o melhor índice do País no ranking de atendimento a crianças de 0 a 5 anos em escolas da rede municipal.
A capital capixaba alcançou o índice de 79,5% de cobertura, ficando à frente de São Paulo (46,3%), Florianópolis (46,1%), Cuiabá (38,7%) e Campo Grande (37,4%). A última colocada foi a capital alagoana, Maceió, com 7,9%. O levantamento abrangeu todas as capitais brasileiras, cuja média foi de 27,5%.
Vitória tem um conjunto de ações e estratégias que objetivam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas, com destaque para a implantação da Educação Ampliada, as três Escolas em Tempo Integral lançadas em 2015 e a criação do cadastramento eletrônico unificado da educação infantil.

Matrículas

A rede municipal de ensino de Vitória atende hoje 16.900 crianças de 6 meses e 5 anos nos 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Dessas, 2.267 crianças são atendidas em período integral. O percentual de atendimento do município em relação à demanda apresentada no cadastro unificado é de 92,97%. Atualmente, há um total de 1.277 crianças em lista de espera, com maior concentração na faixa etária de 3 anos.

Fim dos sorteios na educação infantil

Douglas Schneider
Gibiteca no CMEI Valdivia da Penha Antunes Rodrigues
Um processo mais ágil e democrático na hora de garantir a vaga dos pequenos nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Foi implantado o cadastramento eletrônico unificado da educação infantil, ferramenta auditável e georreferenciada que elimina o sorteios de vagas e que gera dados que identificam a real demanda por matrículas por idade e região. O serviço é fruto de uma parceria entre a Seme e a Subsecretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Sub-TI).

Novos prédios e ampliação de vagas

Somente na educação infantil, a atual administração gerou cerca de 2.200 novas vagas, por meio da entrega de quatro novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei): Ana Maria Chaves Colares, em Jardim Camburi, Prof. Carlos Alberto Martinelli de Souza, em Consolação, Profª. Cida Barreto, em Jardim da Penha, e Silvanete da Silva Rosa Rocha, em Comdusa. E, até 2016, terá gerado um total de 3.800 vagas por meio de construções (como as unidades de Tabuazeiro, Gurigica e Itararé), intervenções, reformas e ampliações.
"Em 2014, atendemos 98,59% de toda a demanda para a pré-escola - 4 e 5 anos - no município. Também em 2014, Vitória foi a capital da Região Sudeste que atingiu o melhor percentual de atendimento na faixa etária. Isso mostra que desde a educação infantil temos percorrido o caminho certo para a melhoria da qualidade do ensino da nossa cidade", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.


Informações à imprensa:

Secom - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Com colaboração de Patrícia Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário