domingo, 7 de junho de 2015

Conferência discute segurança alimentar e nutricional em Cachoeiro



Município tem Banco de Alimentos e outras ações para combater fome e insegurança alimentar


“Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar” é o tema da II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em Cachoeiro na próxima segunda (8), às 7h, no auditório do campus I do Centro Universitário São Camilo.
O evento vai reunir autoridades municipais, membros da sociedade civil organizada e outras pessoas interessadas no assunto. O objetivo da conferência é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos e todas o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
A programação, que se estenderá até o período da tarde, inclui palestras, debates e grupos de trabalho, que levantarão propostas para que Cachoeiro possa continuar avançando nas políticas de segurança alimentar nos próximos anos. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Thiago Viana, o município tem desenvolvido um excelente trabalho na área e quer continuar aprimorando suas ações, com o apoio da sociedade civil.
“A conferência é um instrumento importante de controle social e gestão participativa. No campo da segurança alimentar e nutricional, vale registrar os avanços que obtivemos na última década, que permitiram, praticamente, a erradicação da fome. Mas queremos aprimorar nossas políticas, garantindo a diversificação da dieta e uma qualidade nutricional cada vez melhor”, avalia o secretário.
Cachoeiro atua em diversas frentes para garantir segurança alimentar
A prefeitura de Cachoeiro tem múltiplas ações no âmbito da segurança alimentar, que tornaram o município uma referência no Espírito Santo. Elas começam com o incentivo à diversificação agrícola e compras de produtos de agricultores familiares, que, com isso, podem melhorar a renda e a qualidade vida no campo.
Os alimentos, adquiridos por programas governamentais, abastecem a merenda escolar na rede municipal, famílias em situação de insegurança alimentar e entidades socioassistenciais que cuidam de idosos e crianças abrigadas.
“O direito humano à alimentação de qualidade e à água é um princípio básico. São necessidades básicas para a sobrevivência. Garantir isso é o primeiro passo para que essas famílias possam lutar pela sua autonomia”, avalia o secretário.

Confira a programação!
Segunda (08)
7h - Credenciamento e café da manhã
8h- Leitura e Aprovação do Regimento Interno
8h40 - Abertura Oficial
9h40 - Conferência Magna: “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. Palestrantes: Alceni Almeida de Barros e Pâmela Ferreira da Silva - Conselheiro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA
Coordenação da Mesa – Carlos Elias Mendonça – Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Gerente de Segurança Alimentar e Nutricional
Secretária da Mesa – Fernando Sabino – Subsecretário de Segurança alimentar e Nutricional
10h20 – Debates
11h10 - Instalação dos Grupos de Trabalho
EIXO I – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania.
Facilitador (a) – José Arcanjo Nunes – Engenheiro Agrônomo e Secretário de Agricultura e Abastecimento SEMAG/PMCI
EIXO II – Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional
Facilitador (a) – Dirceu Goldinho Antunes – Administrador Rural e Agente de Extensão e Desenvolvimento Rural ADM – Rural Agroecologia.
EIXO III – Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade.
Facilitador (a) – Thais Cristina Alves Guerra – Nutricionista SAN/SEMDES/PMCI
12h10 – Almoço
13h30 – Retorno aos grupos de trabalho
15h - Instalação da plenária para análise, discussão e aprovação das propostas dos grupos.
Coordenação – Carlos Elias Mendonça – Presidenta do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Gerente da SAN/SEMDES/PMCI
Secretária – Thais Cristina Alves Guerra – 1ª Secretária do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Nutricionista da SAN/SEMDES/PMCI
16h - Eleição dos delegados para a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional



Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário