Prefeitura e empresários apresentaram prioridades a serem trabalhadas para o desenvolvimento do setor e traçam metas
Com o objetivo de traçar metas para desenvolver o turismo em Iúna e região nos próximos meses, a Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, e em parceria com o Sebrae e o Incaper, reuniu empreendedores do setor na última segunda-feira (04) para criar um plano de ações para o Circuito Serras, Águas e Cafezais.
Durante a reunião, realizada no Recanto do Dódi, propriedade localizada na área rural de Irupi e que faz parte do Circuito, os empresários apresentaram as deficiências atuais do setor e junto às entidades parcerias foram definidas as prioridades a serem trabalhadas nas próximas etapas. Adequações das propriedades quanto às questões ambientais, definição de liderança para o grupo e melhorias de acesso aos empreendimentos foram alguns dos itens prioritários.
“O grupo definiu o que deve ser feito para alavancar essa atividade no município, e o que entrará no plano de ação, também definindo os responsáveis por cada prioridade, com prazos e metas a serem cumpridas. O desafio é grande, pois isso é uma novidade para essa turma de empreendedores, mas tenho certeza que teremos ótimo resultados”, avaliou o consultor do Sebrae, Arno Wieringa.
O proprietário rural Plínio Gomes da Silveira contou que participa de todas as reuniões desde o início da formação do grupo. “Acho muito importante esta metodologia de diagnóstico, pois abre toda a problemática, e após as definições podemos desenvolver as propostas de trabalho e solução”, contou.
O diretor de Turismo, Cristiano Ricarte, comenta quem em breve serão oferecidos novos cursos aos empreendedores para alcançarem as metas previstas. “Já diagnosticamos várias demandas de cursos e capacitações. O nosso papel promover a ligação entre os empreendedores e todos os envolvidos e os incentivarem a participaram e se desenvolverem cada vez mais. Agora, é colocar o plano em prática”, ressaltou.
“Acreditamos muito nesse plano de ação, pois é a partir dele que tudo vai começar a acontecer. O meio rural está se transformando, está cada vez mais dinâmico e garantindo uma qualidade de vida para os empreendedores”, avaliou o engenheiro agrônomo do Incaper de Irupi, Túlio Luiz Borges de Lima, que vem acompanhando as reuniões do grupo de turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário