Objetivo foi oferecer conhecimento aos empreendedores locais que buscam participar de processos licitatórios de órgãos públicos
Com o objetivo difundir informações e apresentar os principais procedimentos realizados durante os processos licitatórios para fornecimento de produtos e serviços para a administração pública, a Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Fazenda e em parceria com o Sebrae, realizou na última semana o curso de Compras Governamentais. Durante três dias, mais de 30 empresários locais e servidores municipais dos setores de Compras, Licitação e Tributação participaram do evento.
Segundo o consultor e instrutor do Sebrae, Luiz Claudio Gobbi, o treinamento visa qualificar os servidores e estimular o micro e pequeno empresário. “O principal objetivo deste curso é incentivar os pequenos fornecedores locais a participarem das licitações da Prefeitura para que isso auxilie na movimentação e no aquecimento econômico do município”, ressaltou.
Um dos pontos mais discutidos durante a capacitação foi a Lei Nº 123/2006 que estabelece tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido às Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e ao Microempreendedor Individual (MEI).
A empresária do setor de polpa de frutas Zenilda Salvador Miranda comentou que nunca participou de uma licitação. “Nunca tive a oportunidade de participar, pois não tinha conhecimento. E agora estou tendo outra visão deste meio, e com certeza pretendo participar das próximas licitações daqui pra frente”, afirmou.
Já o agricultor Juarez Ferreira da Silva participa de licitações por meio de cooperativa. “Há três anos eu entrego morangos para merenda escolar, pela cooperativa. Gostei muito do curso, pois aprendi como funciona o processo de licitação”, avaliou.
Servidores capacitados
Segundo o secretário de Fazenda de Iúna, Mélito Pagani, o curso foi uma boa oportunidade para servidores também se capacitarem. “Tenho certeza que agora os nossos servidores ficaram mais seguros nas tomadas de decisões quanto às compras e licitações. Com isso, também temos certeza que os microempresários participarão mais de nossos processos licitatórios”, avaliou.
“Aprendemos todas as aplicações da Lei Nº 123/2006 que dita como deve ser as licitações e aplicabilidades para microempresas, além de conhecer quais são as funções de toda a equipe de licitações. Agora estou preparada para receber e informar aos empresários o que é necessário para participar do processo licitatório”, comentou Euzani Sabino de Castro Ferreira, técnica do setor de Tributação da Prefeitura de Iúna.
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