sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Em NOVA VENÉCIA Prefeitos eleitos participam de seminário sobre o Cuidar Norte

 Os prefeitos eleitos nos 14 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte (CIM-Norte), participaram na manhã desta quinta-feira, 03, do Seminário Regional de Planejamento em Saúde 2017-2020, que enfatizou como será o gerenciamento da Unidade de Cuidado Integral à Saúde, o Cuidar Norte. Também estiveram presentes no seminário, a deputada estadual Raquel Lessa, o secretário municipal de saúde, Gleikson Barbosa dos Santos e representantes do CIM-Norte.

O prefeito Mário Sérgio Lubiana abriu o evento destacando a importância da Unidade de Cuidado Integral à Saúde: “O Cuidar Norte será um espaço diferenciado de atendimento à população de Nova Venécia e de toda a região”.

O secretário estadual de Saúde, Ricardo Oliveira, enfatizou a mudança de paradigma de atendimento com a criação do Cuidar Norte: “Será uma transformação total no modelo de atenção à saúde, priorizando o cuidado integral do ser humano. Mais de 95% das demandas de saúde podem ser resolvidas dentro do atendimento primário e ambulatorial, desde que esses dois serviços sejam realizados de forma eficiente para o paciente”.

Quando estiver em funcionamento, o Cuidar Norte terá capacidade para realizar 240 mil procedimentos por ano. É importante destacar que a Unidade não será “porta aberta”, ou seja, os pacientes terão acesso ao Cuidar Norte por meio de encaminhamentos repassados pelas unidades de saúde para realização de tratamentos específicos e multidisciplinares.

A proposta do Cuidar Norte é facilitar o acesso dos usuários a serviços públicos com alto padrão de qualidade, resolutivos e humanizados e que abranja não só os cidadãos de Nova Venécia, mas que atenda a toda a região Norte. Ao todo, 14 municípios serão beneficiados. São elesBoa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Nova Venécia, Pedro Canário, São Mateus, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Pinheiros, Montanha, Mucurici e Ponto Belo.

O Cuidar Norte vai proporcionar a ampliação do atendimento de especialidades de forma regionalizada, beneficiando toda a população constante nos municípios de abrangência do Consórcio Intermunicipal de Saúde, acabando com a maior parte das longas e cansativas viagens de pacientes do interior para hospitais e clínicas da Grande Vitória.

Quando estiver em funcionamento, o Cuidar Norte vai oferecer várias consultas médicas e exames especializados. Essa era uma grande carência do município e de toda a região. A população terá acesso a consultas na área de oftalmologia, cardiologia, angiologia, neurologia, urologia, ginecologia, gastroenterologia, pediatria, proctologia, demartologia, masteologia, endocrinologia, além de nutricionistas e exames de diagnóstico como mamografia, ultrassonografia e endoscopia.

A população terá mais resolutividade no serviço de saúde com mais acesso às consultas médicas e exames com especialistas. Demandas que hoje são destinadas para São Mateus, Vitória e Colatina poderão ser resolvidas em Nova Venécia, o que garante economia para o município com viagens que levam os pacientes para outras localidades, além de trazer mais qualidade de vida e segurança para os venecianos que poderão ser atendidos na própria região.

A nova unidade terá a capacidade de realizar 600 procedimentos ambulatoriais, 5.280 consultas e 4.680 exames especializados mensais.  Localizado no antigo Parque de Exposição, o Cuidar Norte tem 1.200 metros quadrados de área construída, dividida em vários setores. O investimento é de R$ 4,5 milhões, em uma parceria entre o Governo Estadual e o município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário