quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Violência contra a mulher foi tema de debate em Alfredo Chaves





Uma manhã de debates importantes foi promovida nesta terça-feira (22), em Alfredo Chaves. A Roda de Conversa para tratar a temática da violência contra a mulher foi realizada no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). 

O evento coordenado pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), contou com a participação da promotora de Justiça e  coordenadora estadual do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar (Nevid),  Drª Cláudia dos Santos Garcia e doDefensor Público Municipal, Drº Gilmar Alves Batista, além de técnicos da municipalidade, ligados ao trabalho de prevenção e luta a favor da mulher.

A Roda de Conversa começou com uma breve explanação sobre a violência contra mulher feita pela psicóloga do projeto Municipal Nossa Juventude, Alice Fiorin. 

Seguindo os debates, a Drª Cláudia dos Santos focou seu discurso na Lei Maria da Penha, a proteção e preservação dos direitos da classe feminina. “Morre uma mulher a cada 1h30min no Brasil. Isto é muito grave. Somos o 5º país mais violento quando o assunto é agressão contra mulher. E os direitos vêm sendo violados o tempo todo, seja no ambiente familiar, profissional ou no social. Vamos abraçar juntas esta causa e denunciar. Não seja mais uma vítima do machismo”, solicitou a promotora.   

Defensor Público Municipal, Drº Gilmar Alves Batista e a Assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Simoni Cominotti finalizaram as discussões sobre o tema, referenciando os serviços de proteção de Alfredo Chaves.  “Alfredo Chaves possui uma rede de atendimentos a disposição da população. Os técnicos estão preparados para atender qualquer demanda. Temos a Defensoria Pública Municipal, o Creas, o Cras e ainda grupos de apoio e fortalecimento a mulher que atuam na Secretaria de Saúde”, informou a assistente Simoni. 

Quando foi aberto para as discussões, vários depoimentos foram relatados. “Recebi um convite para vir aqui hoje. E como estive casada há 14 anos e me separei por problemas parecidos, acho que todas as mulheres também deveriam tomar esta decisão. No começo foi difícil, mas consegui e hoje sou uma pessoa livre e feliz”, desabafou a esteticista e moradora do bairro Araponga, Cerli Dias da Silva.    

No encerramento teve sorteio de diversos brindes para os participantes. 


25 de Novembro - Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher
Nesta data foi declarado o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, tendo como marco o assassinato das irmãs Mirabal, Pátria, Minerva e Maria Tereza em 25/11/1960. O crime aconteceu porque elas contrariaram a ditadura da República Dominicana, uma das mais violentas da América Latina.

  -- 
Imagem inline 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário