domingo, 27 de novembro de 2016

Alerta: estoque de sangue no ES está muito baixo


Quem passou pelo Hemoes de Vitória na manhã desta sexta-feira (25), foi recepcionado com a música do Coral da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). A atração foi uma homenagem aos doadores, que comemoram sua data nesta sexta.  Mas o dia também é de alerta, pois o estoque do banco de sangue está muito baixo. Por isso, o Hemoes convida doadores voluntários para reabastecer o estoque e ajudar a salvar muitas vidas.  

“Estamos com nível crítico de estoque de sangue. Precisamos de 100 doadores de sangue por dia e estamos recebendo uma média de 60 doadores diariamente. Precisamos agradecer aos doadores voluntários e conclamar a população que compareça até um Hemocentro e faça a sua doação de sangue. Este ato de solidariedade pode salvar até quatro vidas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira. 

Segundo a diretora técnica do Hemoes, Alessandra Prezotti, a unidade necessita de todos os tipos sanguíneos, mas principalmente, o O negativo porque é o utilizado em situações de emergência. “Neste Dia de Doador de Sangue é dia de comemorar, de agradecer aos voluntários e sensibilizar a população para comparecer ao Hemocentro e fazer a doação. Pelo Ministério da Saúde, devemos receber aproximadamente 79 mil doações por ano, porém estamos recebendo 44 mil. Precisamos muito do apoio da população”, ressaltou a diretora técnica.

O morador do município de Cariacica, Vitor Gonçalves Monteiro, foi doar sangue pela primeira vez e conta que pretende ser doador regular. “É a primeira vez que venho doar. Hoje, é por um motivo especial, pois a minha tia está precisando de doação. Nós largamos tudo, pois é uma vida que está em jogo. É um motivo nobre e pretendo continuar doando sangue. Essa ação que o Estado faz incentiva o povo a dor, e ao mesmo tempo em que é sério, é divertido, leve, vale a pena doar e ajudar o próximo”, disse Vitor Gonçalves Monteiro.

Saiba quem pode doar

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Confira onde doar sangue 

- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) 
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h. 

- Unidade de Coleta à Distância da Serra 
Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 16h. 

- Hemocentro de Linhares 
Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30. 

- Hemocentro Regional de Colatina 
Tel. (27) 3717-2801 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30. 

 - Hemocentro Regional de São Mateus 
Tel. (27) 3767-7957 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário