segunda-feira, 21 de novembro de 2016

MAIS UM PAVOENSE GANHA O PRÊMIO DE MESTRE DE CULTURA

Depois de fazer com que dois moradores de Vila Pavão e um de Vila Valério ganhassem o “Prêmio Mestre Armojo do Folclore Capixaba”, em anos anteriores, agora o pavoense Jorge Kuster Jacob ganhou o mesmo prêmio no edital de número 0009, da Secretaria de Estado da Cultura/SECULT, edição de 2016.

Os critérios (que foram julgados por três especialistas levavam em conta a) A história de vida na comunidade (0 a 20 pontos); b) Tempo de atuação do mestre (0 a 30 pontos); c) Transmissão de saberes e fazeres tradicionais (0 a 30 pontos) e d) Contribuição sociocultural para a comunidade em que vive e atua (0 a 20 pontos).

Jorge Kuster Jacob era um dos 56 inscritos para concorrer ao premio. No valor de 10 mil para cada um dos 20 vencedores o total deste edital é de 200 mil reais. O pavoense foi um dos 20 que conseguiu sensibilizar os 3 jurados e desse vez trazer mais este reconhecimento para a história cultural de Vila Pavão. O município é um dos que mais projetos, prêmios entre outros editais conseguiu emplacar nessa política iniciada com o Governo de Luiz Inácio da Silva, na época do Ministro da Cultura Gilberto Gil. O Espírito adotou essa política com o Governo Federal na época e vem contribuindo muito com o resgate e a valorização da Cultura Tradicional do nosso Estado.

Jorge conseguiu a pontuação máxima do edital e assim mais um morador de Vila Pavão consegue representar a cultura de Vila Pavão a nível nacional. Jorge Kuster Jacob disse que esse resultado faz parte de todo um grupo que desde 1989 quando voltou para Vila Pavão e acreditou naquilo que ele propunha para ser trabalhado sempre ouvindo e tendo a grande pareceria de muitos moradores de Vila Pavão.


- Tenho que agradecer inicialmente a todos moradores de Vila Pavão que abraçaram a proposta que a gente tinha na bagagem. Desde a fundação de um grupo folclórico, a criação da Pomitafro, a fundação de um museu, a criação de uma banda pomerana, filmes, livros, programa de radio, gravação de CDs, entre outras iniciativas propostas por nós e assumidas por muitos amigos pude agora ser contemplado. Também tenho que agradecer a todos funcionários da SECULT que sempre olharam para Vila Pavão e para o nosso trabalho com muito carinha. Também Gilberto Gil, Ministro da Cultura de Lula que fez uma rvoluação cultural no Brasil e é muito pouco reconhecido. Sem essas pessoas não teríamos esses 26 editais dos quais Vila Pavão já ganhou muitos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário