terça-feira, 22 de novembro de 2016

POMERANOS POVOENSES LANÇAM LIVRO A NIVEL NACIONAL - por Jorge Kuster Jacob

Dois pomeranos de Vila Pavão fazem parte do lançamento do livro “O povo pomerano no Brasil”, da editora EDUNISC de Santa Cruz (RS) que está sendo lançado em todo território nacional, onde vivem pomerano. Com uma tiragem de 8 mil exemplares e com 104 paginas e fotografias de quase todos grupos folclóricos pomeranos no Brasil,o livro teve inicio em janeiro quando os pavoenses e professores da UFES, Erineu Foerste e o do CEIER Jorge Kuster Jacob estiveram em Pomerode numa reunião para debater projetos e articulações nacionais e ate internacionais sobre a cultura e história do povo pomerano.
No dia 27 de janeiro de 2016, cerca de três anos de muitos debates e pesquisas, foram concluídos os trabalhos do grupo de pesquisadores. O livro escrito pelo Dr. Ivan Seibel teve a colaboração de outros autores. Neste dia, estiveram presentes, Dr. Ivan Seibel, Prof. Dr. Erineu Foerste, Sr. José Heinemann, Sr. Edson Klemann, Prof. Jorge Küster e Fred Ullrich. O grupo também deu seus primeiros passos para criar uma Associação Brasileira do Povo Tradicional Pomerano.
Um dos autores, Fred Ullrich comenta os objetivo do livro e da entidade a ser criada.
“O objetivo é de fomentar o interesse pela causa Pomerana em todo o Brasil e, quem sabe mais tarde, até conexões com Pomeranos dos Estados Unidos e Austrália”, comenta Fred.
O livro traz também uma síntese da história do povo tradicional Pomerano no Brasil, da articulação e direitos desse povo e do direito cultural do povo. E, segundo Fred o livro não foi planejado. “Tudo aconteceu por uma ordem natural das coisas. Inicialmente as viagens para a Pomerânia, de grupos folclóricos, entre eles  a Regenwalde Tanzgruppe de Jaraguá do Sul. Também o grupo Pommerland, de Santa Maria de Jetibá (ES) e outro de descendentes da etnia Hunsrueck, de São Pedro de Alcântara (SC). Também participaram jornalistas, professores e estudiosos da historia Pomerana”, ressalta Fred Ullrich.
Passado o tempo de pesquisa e das viagens a Câmara Municipal de Regenwalde resolveu homenagear o industrial Wandér Weege, com o título de Cidadão Honorário de Resko (Regenwalde), em 22 de julho de 2013. E, para o grupo o resultado desse tempo de pesquisa e visitas, teve grande importância. “A experiência foi muito proveitosa, apresentações no Festival Internacional do Folclore em Stettin, na antiga capital Pomerana, recepções na  prefeitura de Regenwalde (Resko), das minorias alemãs que lá ainda vivem e, tudo isso resultou com uma expressiva integração com as autoridades polonesas, havendo inclusive um contato direto com o Consulado polonês, que vê isso tudo com bons olhos”, finaliza Fred Ullrich.
Os professores Erineu Foerste e Jorge Kuster Jacob juntos com outros pomeranos do Espírito Santo também estiveram na Alemanha e Polônia em 2013. Desde  então existe essa articulação nacional e até internacional de resistência e organização deste povo que é um dos mais tradicionais do mundo. E no Espírito Santo está a comunidade pomerana mais nativa do mundo.

Nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul o livro já foi lançado em várias cidades pomeranas. O livro ainda não foi lançado no Espírito Santo. Mas já esta sendo distribuído nas comunidades pomeranas, meios de comunicação e para ativistas da cultura pomerana no Espírito Santo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário