terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Testes rápidos para DSTs disponíveis em unidade móvel nesta terça (01)


O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante da Secretaria de Estado da Saúde estará, nesta terça-feira (01), no estacionamento da Rodoviária de Vitória oferecendo testes rápidos para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), das 8 às 13 horas. A ação é realizada em conjunto com a Prefeitura de Vitória e contará também com distribuição de materiais informativos em menção ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado neste 1º de dezembro.
Na unidade móvel podem ser realizados testes de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. O veículo é dividido em dois compartimentos. Um deles funciona como um minilaboratório, abrigando todos os equipamentos e utensílios necessários para o exame. O outro espaço é a sala de aconselhamento (pré e pós-testagem).
Serra
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município da Serra também realizará uma ação no Terminal de Carapina, nesta terça-feira (01), das 8h às 16h, com testes rápidos, distribuição de panfletos educativos e preservativos.
Diagnóstico
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids da Sesa, Sandra Fagundes, é muito importante fazer o teste de HIV, disponível em todas as unidades de saúde municipais e nos Serviços de Referência e Assistência Especializada em Aids e Hepatites Virais (SAEs) da Secretaria de Estado da Saúde, pois os sintomas da infecção pelo HIV podem surgir já no primeiro ano após o contágio, dependendo da imunidade da pessoa, mas pode também demorar até dez anos para se manifestarem.

Ela orienta que façam o exame principalmente pessoas que tiverem comportamento de risco, como fazer sexo sem o uso do preservativo, compartilhar seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis, e reutilizar objetos perfuro cortantes com presença de sangue ou fluidos que possam estar contaminados.

“Qualquer pessoa que acha que possa estar infectada e que deseje fazer o teste deve buscar um serviço de saúde. É gratuito. A pessoa pode estar com infecção há anos e não apresentar sintoma nenhum. Se o exame der positivo, a indicação é o tratamento antirretroviral. É importante tratar precocemente para a pessoa não adoecer”, detalha a médica.
Serviço
CTA Itinerante
Data: 01 de dezembro de 2015 (terça-feira)
Horário: das 8h às 13 horas
Local: Estacionamento da Rodoviária de Vitória

Endereço: Av. Alexandre Buaiz, nº 350 - Ilha do Príncipe, Vitória – ES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário