sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Feira de Orgânicos em NOVA VENÉCIA oferece alternativa de alimentação saudável





Localizada na Praça do Granito, a feira de produtos orgânicos oferece grande variedade de verduras, livre de agrotóxicos e outros aditivos químicos.  O trabalho de coordenação dos produtores rurais é realizado pela Associação Veneciana de Agroecologia, que existe desde 2004.  Pela associação, os agricultores conseguem obter o certificado agroecológico, concedido pelo Ministério da Agricultura, e que garante a comercialização dos produtos na feira de orgânicos da cidade.

Os agricultores participantes da associação passam por uma série de requisitos e readequações no modo de produção e na propriedade para conseguir o certificado agroecológico. Todo o processo demora em média um ano para ser concluído. Algumas das exigências levam em conta a contenção de barreiras, proteção de nascentes, combate à erosão, eliminação do uso de agrotóxicos e adubos sintéticos.

A Associação Veneciana de Agroecologia possui 38 produtores cadastrados. Atualmente, 27 comercializam seus produtos na feira. A Prefeitura de Nova Venécia cede o espaço para a comercialização.
A feira de produtos orgânicos funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 6h ao meio dia, na Praça do Granito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário