quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Em ALFREDO CHAVES casas com focos da dengue serão multadas


Alfredo Chaves prepara medidas para reduzir o aumento de casos da dengue na cidade. A partir de 1º de janeiro, de acordo com a lei nº 794/98, os donos de casas onde forem encontrados focos do mosquito transmissor da doença serão multados.

O mesmo mosquito que transmite a dengue também é o transmissor do zika vírus e da chikungunya e pode ter relação com a Síndrome de Guillain-Barré.

De acordo com a Vigilância Sanitária Municipal, a primeira multa será de R$ 260,00, caso reincidir, o valor dobra, passa para R$ 520,00. A medida será aplicada com base no Código Sanitário Municipal.
Além dessa medida, a Secretaria de Saúde está orientando a população com visitas aos domicílios constantemente. “Juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos o município também estamos fiscalizando obras, terrenos baldios e áreas públicas. Não podemos afrouxar a prevenção, o mosquito se prolifera muito rápido”, destacou a titular da pasta, Gabrielle Roveta Melo.

Conforme a coordenadora da Vigilância Sanitária, Raysa Alves, algumas residências já foram notificadas. “Estamos intensificando as visitas domiciliares. Nossa equipe vistoria também o quintal dessas casas. A partir de agora, após notificarmos o dono da casa que encontrarmos foco do mosquito e ele persistir com possíveis criadouros, ele será multado”, explicou.

O dinheiro arrecado com as multas será destinado para uma conta específica da Vigilância Sanitária Municipal.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os agentes de endemia durante as visitas domiciliares vistoriam banheiros, vasos de planas, ralos, caixas d’águas, quintais e qualquer objeto que possa se transformar em criadouro do mosquito.

Até o momento foram notificadas 311 pessoas suspeitas de dengue, sendo 47 confirmados, sem contar nos casos que aguardam resultado no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES)
Como se prevenir
- Limpar o quintal, jogando fora corretamente o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário