quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Comitê vai avaliar dados e propor estratégias de combate a mosquito AEDES AEGYPTI

Com a participação da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems), foi criado extra-oficialmente, durante reunião na tarde desta quinta-feira (03), o Comitê de Monitoramento do Mosquito Aedes aegypti. O comitê vai se reunir semanalmente para avaliar a planilha de dados epidemiológicos dos municípios que evidencia os números da dengue no Espírito Santo, além de propor estratégias de combate ao vetor.
Na próxima semana, o comitê será criado oficialmente por meio de uma portaria. Ele será formado pelo Comitê de Crise do Cosems (que tem na composição um representante de cada uma das quatro regionais de saúde do Estado: Região Metropolitana, Região Central, Região Norte e Região Sul).
Uma comunicação bem feita com a população é uma arma importantíssima, como avalia o secretário, para se alcançar o objetivo de eliminar o mosquito. Para Ricardo de Oliveira, a mobilização dos municípios é o ponto-chave nesse início de trabalho.

Para o secretário, a criação do Comitê de Monitoramento é um dos pontos centrais para se pensar, organizar e planejar todas as ações de combate ao mosquito. Segundo Oliveira, todas as orientações envolvendo o mosquito Aedes aegypti devem ser repassadas para o SUS como um todo. “É simples. Temos de repassar sempre uma mesma informação. O fundamental é direcionar nossas ações, nesse primeiro momento, de como orientar a população”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário