sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Serra intensifica combate ao Aedes aegypti


Serra intensifica combate ao Aedes aegypti
Texto: Simone Delevedove
 Foto: Divulgação/PMS
Com o aparecimento de alguns casos de Zika vírus no município da Serra, a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue.
A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) está orientando a população sobre o que é a doença e quais os cuidados devem ser tomados para evitar a instalação e proliferação do Zika vírus na cidade.
Os primeiros bairros a receber os agentes são Nova Carapina I e II, Mestre Álvaro, Barro Branco, Pitanga, Residencial Monte Verde, Vila Nova de Colares e Feu Rosa.
Como o mosquito transmissor do Zika vírus é o mesmo da dengue e da febre Chikungunya é preciso que a população reforce os cuidados para evitar a proliferação de criadouros.
A participação da população é fundamental no combate ao vetor e começa redobrando os cuidados dentro da sua própria casa. A população pode ajudar no combate ao mosquito lavando diariamente o pote de água dos animais de estimação; caso tenha pneus em casa, guarde-os em locais secos e cobertos; garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo; caixas d’água, cisternas e reservatórios devem ser mantidos bem tampados; escorrer a água dos vasos de plantas e preencher os pratinhos com areia; manter o lixo ensacado e só colocar na rua no momento do carro coletor passar; manter a piscina limpa e com água tratada; e limpar calhas e telhados periodicamente, para evitar o acúmulo de água.
O que é o Zika vírus?
Trata-se de um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a febre chikungunya.

Quais são os sintomas verificados por quem foi contaminado pelo Zika vírus?
Em geral, pessoas infectadas podem não apresentar febre ou apresentar febre baixa, dores nas articulações e no corpo, coceira, olhos vermelhos, além de manchas na pele. Porém, mais de 80% dos casos são assintomáticos, ou seja, o doente não manifesta os sintomas.
Como é feito o diagnóstico para diferenciar da dengue e da febre chikungunya?
O diagnóstico é clínico (com base nos sintomas apresentados) e casos suspeitos serão encaminhados para exames laboratoriais.
Como é feito o tratamento do Zika vírus?
O tratamento do Zika vírus é realizado com repouso, ingestão freqüente de líquidos e uso de analgésicos. O paciente deve sempre consultar um médico e evitar a automedicação.
Como as mulheres que estão grávidas podem se proteger?
- não usar medicamentos sem prescrição médica;
- fazer um pré-natal qualificado e todos os exames previstos nesta fase;
- qualquer alteração durante a gestação deve ser relatada ao médico;
- reforçar as medidas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti;

Nenhum comentário:

Postar um comentário