sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Projeto do Incaper com jovens das Escolas Famílias é selecionado para o Caderno de Boas Práticas de Ater

Incaper
O pesquisador do Incaper José Salazar e o monitor da EFA Claudinei Lima no Seminário Nacional

Projeto do Incaper com jovens das Escolas Famílias é selecionado para o Caderno de Boas Práticas de Ater

03/12/2015 - 11h38min

Um projeto do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com as Escolas Famílias Agrícolas, foi selecionado para o Caderno de Boas Práticas de Ater, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A experiência foi socializada no Seminário Nacional, que realizado em Brasília, de 1 a 3 de dezembro.

Esse projeto, que foi inserido no eixo Ater para Jovens, é coordenado pelo pesquisador do Incaper José Zanúncio Salazar Junior e contemplou cinco Escolas Famílias Agrícolas da Região Sul do Espírito Santo. O projeto envolveu cerca de 200 jovens no ensino de práticas alternativas de controle de pragas que atingem as lavouras.

“Nas Escolas Famílias existem disciplinas relacionadas à sanidade vegetal. O Incaper contribuiu com o ensino de métodos alternativos de controle de pragas, controle biológico, manejo ecológico e produção de caldas alternativas. Além disso, apresentou produtos comerciais usados na agricultura orgânica. O objetivo dessa ação é que os jovens possam implantar esses métodos alternativos em suas propriedades”, relatou Salazar.
De acordo com o monitor da Escola Família de Castelo, Claudinei Lima, a escola já trabalhava princípios da agroecologia e sustentabilidade, porém, faltavam ferramentas alternativas para que os alunos pudessem aplicar no controle de pragas. “Esse projeto encaixou perfeitamente nas nossas necessidades. Os alunos irão inserir esses conhecimentos nos seus projetos profissionais”, avaliou o monitor.

Esse projeto ocorreu entre os anos de 2013 e 2015 e foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) no Edital Inovação Social.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves, Tatiana Caus e Vanessa Capucho
Texto: Luciana Silvestre
Telefones: (27) 3636-9868

Nenhum comentário:

Postar um comentário