terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Seminário Nacional mostrará boas práticas de Ater

MDA

Seminário Nacional mostrará boas práticas de Ater

30/11/2015 - 22h42min

Nos próximos dias 1º, 2 e 3 de dezembro o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realiza o Seminário Nacional de Boas Práticas de Ater. O evento vai apresentar experiências de sucesso de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, agentes e instituições prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Na ocasião,o Espírito Santo apresentará três experiências exitosas de Ater.

Entre as experiências capixabas estão "Otimização do Programa Nacional de Alimentação Escolar: informatização e integração entre engenheiros agrônomos e nutricionistas", do escritório local do Incaper em Cariacica; "Agroecologia, Agricultura Orgânica e Ater participativa e inclusiva: bases para a sustentabilidade da agricultura familiar", do escritório local de Iconha e "Jovens: Estratégias e manejo alternativo de controle de pragas aplicados à agricultura familiar", do Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano, em Domingos Martins. 

De acordo com o diretor do Dater, Marenilson da Silva, “essa ação tem como principal objetivo dar visibilidade à construção da Ater na perspectiva da implementação da Política Nacional de Ater (PNATER) e criar referências de Ater para a agricultura familiar nas regiões e biomas do País”.
Conforme o coordenador de Inovação e Sustentabilidade do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, Hur Ben Corrêa da Silva, as Boas Práticas estão organizadas em quatro eixos: Ater e Desenvolvimento Sustentável; Nova Ater; Ater e Políticas Públicas e Ater para Públicos Específicos, e 14 categorias.

A seleção dos projetos, segundo Hur Ben, foi feita por meio de Comissões Estaduais coordenadas pelas Delegacias Federais do MDA. Cada organização de Ater credenciada no Sistema Informatizado de Ater (Siater) pode inscrever uma boa prática por categoria. “No Seminário Nacional será apresentada uma Boa Prática por categoria, pelas pessoas responsáveis por cada uma”, como, por exemplo, cooperativismo, agroecologia, jovens, mulheres, cooperativismo e associativismo", destaca.

Ao todo, as Comissões estaduais enviadas 176 propostas para a Comissão Nacional, que selecionou 57. Essas receberão o certificado de Boas Práticas, apoio do MDA para divulgação, compartilhamento e aplicação na Ater, e comporão o Caderno “Boas Práticas de Ater na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária”, edição 2015. A ação é organizada pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do MDA, em conjunto com as Secretarias e Delegacias Federais do Ministério e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

Gerência de Comunicação Social da Seag 
Daniel Simões (27) 98849-9814/ (27)3636-3700 
Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de 
Comunicação do Incaper, Idaf e Ceasa) 
Juliana Esteves, Tatiana Caus e Vanessa Capucho
Texto: Luciana Silvestre, com informações do MDA
Telefones: (27) 3636-9868/3673/3659/ (27)98817-4783

Nenhum comentário:

Postar um comentário