sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Espaço Botânico na SERRA: mais de 3 mil visitantes em dois meses

Espaço Botânico: mais de 3 mil visitantes em dois meses

Texto: Redação Secom
Foto: Divulgação/PMS
Nos meses de outubro e novembro deste ano, o Espaço Botânico CEPS - Centro de Estudo, Pesquisa e Conservação de Bromélias e outras herbáceas do município da Serra, localizado no Parque da Cidade, recebeu 3314 visitantes. “Este número considera os estudantes e demais interessados que participaram das visitas guiadas”, explica o professor e biólogo Nagibi Neto, responsável pelo espaço.
O público participante - formado principalmente por alunos da educação básica dos municípios da Serra, da região metropolitana de Vitória e de projetos sociais - tem a oportunidade de conhecer o bromeliário, viveiros de plantas e seus exemplares de carnívoras, bioativas, sensitivas, mata atlântica, além do berçário de bromélias, jardim temático de restinga e circuito de plantas nativas.
Nas visitas mediadas, foram abordados os temas:
- Ecologia: relações ecológicas harmônicas e desarmônicas entre os seres vivos - dando ênfase ao inquilinismo e parasitismo;

- Ecossistemas da Serra: Mata Atlântica - floresta ombrófila, restingas e mangues;

- A importância das árvores para meio ambiente;

- As APPs (Áreas de Preservação Permanente) do município e sua importância para a fauna e a flora;

- As plantas carnívoras, sensitivas e bioativas, informações básicas;

- Reprodução sexuada e assexuada de mudas de plantas nativas e ornamentais;

- As bromélias, sua importância para os ecossistemas e a reintrodução de espécies;

- Polinizadores/forrageadores: os morcegos e sua importância, mitos e verdades;

- Saúde: epidemia e endemia, a dengue, chikungunya, zica vírus o Aedes aegypti, albopictus, culex e as bromélias;

- O lixo, coleta seletiva em casa, o descarte correto do óleo e gordura usados na cozinha, o meio ambiente e a reciclagem;

- Água doce (limnociclo): águas lênticas (são as aparentes águas paradas; na verdade, correspondem desde a uma poça d’água formada pelas chuvas, lagoas, até aos grandes lagos) e águas lóticas (riachos, córregos e rios), a importância e preservação da água e a excassez hídrica no Espírito Santo; 
Prática de microscopia
Outra atividade oferecida no Espaço Botânico é a prática com o uso do microscópio, quando os estudantes participam de atividade de análise de água retida nos tanques de bromélias, além de conhecer a faúna e flora que vivem nestes tanques.
Além de conhecer a morfologia floral de bromélias e orquídeas: cálice (sépalas), corola (pétalas), androceu (filete e antera) e gineceu (estilete e estigma, ovário e óvulos).
Mudas de planta
No Espaço Botânico também são produzidas mudas de plantas ornamentais. Nos meses de outubro e novembro foram doadas 150 exemplares para moradores do município.
Como agendar uma visita mediada no Espaço Botânico
As escolas e demais grupos interessados podem agendar as datas para visitas mediadas e participar das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas durante todo ano. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone 3338-7302, das 8 às 17 horas.
O Parque da Cidade abre todos os dias da semana, inclusive sábado, domingo e feriados, das 6h às 22h. O endereço é Av. Norte Sul, em Laranjeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário